Uma história real.
Todo ano, desde que fechei a minha conta no Itaú antes de ir para o Canadá, em fevereiro recebo a fatura do meu Itaucard/Mastercard com a cobrança da primeira parcela da anuidade (antes essa anuidade estava embutida na taxa mensal da conta. Logo no primeiro ano em Toronto, quando percebi (a cobrança chegava em Porto Alegre e a Jacque procedia com o pagamento) haviam me cobrado 6 (seis) parcelas de R$29,00, ou seja, R$174,00 só para possuir o cartão! Fiquei puto da cara, mas não podia fazer nada (naquele ano).
Fevereiro do ano seguinte, conferi minha fatura do cartão e lá estava ela, a primeira parcela das seis da anuidade. Não tive dúvidas, de Toronto liguei para a administradora do cartão e disse que queria cancelá-lo (já era cliente há dez anos). Dentro do espírito telemarketing, me foi dito que "Estaremos cancelando seu cartão" e perguntado "mas por que o senhor quer cancelá-lo?". Expliquei a situação e quem me atendia pediu um minuto. Quando voltou à ligação, me fez como contra-proposta um valor ridículo de tão baixo.
Aceitei e renovei por mais um ano.
Passado mais um ano, já de volta ao Brasil, a mesma situação.
Ligo novamente (ligação paga, porque não há 0800 para ligações feitas de capitais) e reclamo. A atendente nem disfarça e propõe novamente o valor bem abaixo do inical. Topo e vamos em frente.
Fevereiro de 2008, o filme se repete.
Foi há pouco. Cheguei em casa, pego a fatura na caixa do correi e está lá minha velha conhecida: a primeira parcela de R$29,00. Tédio. Ligo para administradora do Itaucard e falo com um atendente, explicando que estou cansado de todo ano ter que ligar para reclamar e talicoisa. Chega a ser patético esse teatro, digo. Ele argumenta que o cartão oferece benefícios e nem tem taxas escondidas. Rebato dizendo que alguns cartões nem cobram anuidade. Dessa vez vou cancelar mesmo, reafirmo. Ele pede um minuto e, quando volta, oferece seis parcelas de R$6,00 (seis reais).
Concordo, e sei que ano que vem tudo se repetirá.
Ele diz, ainda no final da ligação, que a cobrança é automática e que para quem liga eles podem dar o desconto. Fico pensando na quantidade de pessoas que não liga e acaba pagando anuidades absurdas. E também que a Itaucard não é a única empresa que faz isso (com o cartão do Citibank é exatamente igual).
Penso em uanto dinheiro as empresas ganham só com quem paga sem se dar conta da situação. Uma fortuna, certamente.
Cá entre nós, é golpe, não?
Até.
Um comentário:
Oi Marcelo!
Cheguei, neste ano, em 3 parcelas de R$ 5,00!!! Tento cancelar o meu desde 2001! Vá em frente, vc chega lá!!Golpe ou não, tá valendo a pena!!!
Bjs,Georgia.
Postar um comentário