domingo, julho 07, 2013

A Sopa 13/02

Sou contra a violência.

Definitivamente. Peremptoriamente.

(Importante esclarecimento para contextualizar o que virá a seguir no texto)

Sou tão contra a violência que não considero UFC, MMA, essas coisas, como esporte. Para mim, é a mesma coisa que rinha de galo, com a diferença que os "galinhos" são pagos para isso, para se quebrarem. De novo, é MINHA opinião. Por outro lado, e já falei sobre isso, admiro o boxe, com suas regras, pompa e circunstância...

Mas falava que sou radicalmente qualquer tipo de violência.

(nesse momento, não estou esquecendo e nem negando a participação em eventos, vamos dizer, potencialmente violentos num passado muito distante, que não dizem respeito ao que digo ou penso agora, quando sou absolutamente contra a violência)

Pois então, após esse preâmbulo em que manifesto minha oposição radical à violência (não sei se deixei isso claro...) de qualquer tipo contra qualquer um, pessoas ou animais, posso chegar ao ponto central dessa sopa.

Precisamos de um exemplo.

Frente ao que vem acontecendo no Brasil, a esse desrespeito às instituições, ao dinheiro público e à democracia por parte de nossos representantes, esse deboche - como o uso de avião da FAB para compromissos pessoais de senadores, deputados e ministros - para com os cidadãos do Brasil, esse oportunismo de ouvir a voz das ruas e fazer de conta que não é com eles, que parece que a única solução é escolher um como exemplo para os outros.

Acabar com a sensação de impunidade reinando no país.

Peguemos - hipoteticamente - o Presidente do Senado, ou um Ministro qualquer, ou um deputado que propõe que se cure gays, sei lá, e que foi eleito pelo povo. Ele seria o exemplo para os outros do que acontece com quem usa jatos da FAB para uso pessoal, ou renúncia para não perder o mandato por quebra de decoro parlamentar, ou alguma falcatrua qualquer que ele possa ter feito. Como nos tempos da escola, alguém pegaria ele na saída e daria uma lição. E que os outros ficassem sabendo que o mesmo aconteceria com eles em caso de desvios.

Sei lá, apenas uma ideia perdida num domingo de chuva.

Até. 

Nenhum comentário: