terça-feira, junho 25, 2024

F.O.M.O

Assim com a Síndrome do Impostor, que antes de conhecê-la por esse nome eu chamava Síndrome do Lutador de Boxe (a sensação de estar encurralado no corner de um ringue de luta numa luta imaginária sem nenhum adversário), o F.O.M.O (Fear Of Missing Out), medo de estar perdendo algo, informação, eventos ou experiências, é também um sentimento conhecido ainda antes de saber que tinha um nome, ou uma sigla. Um diagnóstico, na verdade.

 

Existem várias camadas de diferentes profundidades em que esse medo se manifesta, mas vejo principalmente – no meu caso, no meu caso - como o medo de não fazer parte, não pertencer.  Esse sempre foi um tema central na minha relação com o mundo, com as pessoas: eu preciso me sentir pertencendo a lugares e/ou grupos. Caso contrário, o sentimento de inadequação aparece.

 

Quanto mais passa o tempo, menos intenso é esse sentimento. Ou porque não importo mais com o tema, ou – mais provável - porque vou deixando de frequentar lugares e pessoas em que não me sinto parte do todo. Um exemplo bem básico desse sentimento, do F.O.M.O, é que há situações as quais não tenho interesse em participar, mas ainda me incomodo com o fato de não ser convidado. Nem que fosse para eu dizer não, obrigado.

 

É bobo, eu sei, mas ainda é um sentimento que existe, e que trabalho para superar, basicamente com o uso da razão.

 

Seguimos tentando...

 

Até.

Nenhum comentário: