terça-feira, junho 06, 2006

Em Brasília

Manifestantes do MLST invadiram hoje à tarde o prédio da Câmara dos Deputados e um promoveram quebra-quebra, ferindo mais de 20 pessoas, sendo que um dos ferido está numa UTI com traumatismo craniano.

MLST é o Movimento de Libertação dos Sem Terra. É uma dissidência do MST, com quem não mantém ligação, apesar de alguns afirmarem que é o braço armado e violento desse. O MLST está organizado pricipalmente no estado de Pernambuco, e adota um discurso em defesa da revolução socialista com base nas teses do líder da revolução chinesa Mao Tse Tung.

Seu líder é Bruno Costa de Albuquerque Maranhão. Ao contrário do que seria esperado,
não é um camponês ou mesmo um agricultor. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco. É filho de um usineiro e mandou seus filhos estudarem nos Estados Unidos.

Atualmente integra a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores como responsável pelos "movimentos populares". O MLST nasceu organizado com cerca de cem assentamentos em oito estados, incluindo o Rio Grande do Sul, e já teve os seus integrantes recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente da república (Fonte: clicRBS).

Bom, espera-se que depois de preso - o que já foi - responda pelo crime de destruição do patrimônio público, no mínimo. Provavelmente formação de quadrilha também. E que o PT o expulse de seus quadros. Qualquer coisa menos que isso é impunidade, omissão. Que é tão criminosa quanto a ação.

E que não venham me dizer - como aconteceu quando da invasão e destruição dos laboratórios de pesquisa da Aracruz, no RS - que não é bem assim, e tal. Tentar justificar violência é uma forma de incitá-la.

Até.

Nenhum comentário: