quarta-feira, junho 07, 2006

Salve a América

Confissão.

Falem o que quiserem, mas os Estados Unidos são definitivamente um grande país. Eu admiro o país ao sul do Canadá, e estou certo que a maioria das pessoas que dizem ter horror ao país do Tio Sam não sabe do que está falando.

Eu, por exemplo, não conhecia.

Depois de quase dois anos morando pertinho, acompanhando bem de perto, posso dizer que conheço um pouco. E gosto do que vejo. E admiro.

Sim, porque os Estados Unidos, mesmo com todos os problemas conhecidos, os seus conservadores, tudo o que criticamos até com razão, mesmo com tudo isso, eles são um grande país. E uma democracia. As pessoas podem dizer o que pensam, uma liberdade nem sempre respeitada em outros países.

Ontem, por exemplo.

No programa do Jon Stewart ontem à noite, o Daily Show, o entrevistado foi Bill Bennett, conservador que tem um programa de rádio diário e é o autor de alguns livros, o útlimo ‘America – The Last Best Hope’. Ele contra, por exemplo, o casamento de pessoas do mesmo sexo. O Stewart, âncora do programa, a favor da liberdade de escolha, da igualdade.

dailyshow

Poucas vezes vi um debate em tão alto nível. Posições diametralmente opostas discutindo um tópico polêmico em alto nível.

Ah se fosse assim sempre, em todos os lugares.

Até.

Nenhum comentário: