segunda-feira, junho 05, 2006

A Ilusão Perdida

A questão dos possíveis terroristas presos no final de semana aqui em Toronto é extremamente complexa. Todos são canadenses, nascidos aqui, segunda ou terceira geração de imigrantes (os pais ou os avós imigraram, eles são cidadãos canadenses desde o nascimento), e isso causa mais espanto ainda. Como enveredaram para o caminho do extremismo, todos se perguntam.

Não tenho conhecimento suficiente sobre o assunto e, mesmo que normalmente dê palpites sobre assuntos que não domino bem – sempre deixando claro que são palpites, não análises profundas – dessa vez acho complicado falar sobre o caso. Aliás, já falei sobre isso ano passado, quando dos atentados em Londres. A questão do multiculturalismo canadense, com seus prós e contras. Mas nem sei se isso tem relação com o que aconteceu (ou poderia ter acontecido e não aconteceu).

Mas, independente disso, imagino que o estrago está feito. Quebrou-se a ilusão de segurança. Mesmo que se dissesse que o Canadá era um provável alvo do terrorismo, isso passava como uma ameaça distante. Agora, não mais.

Sabemos que quase.

E nesse caso, o ‘quase’ é bem mais do que nada. O ‘quase’ é a perda dessa ilusão de segurança.

Nada deve mudar no dia-a-dia das pessoas. Continuaremos indo e vindo pela cidade, andando de transporte público, subindo em prédios altos. Como sempre todos fizeram. Mas duvido que, de vez em quando, lendo o seu jornal diário no metrô, ninguém irá pensar que são vulneráveis, que somos vulneráveis.

Até.

Nenhum comentário: