domingo, junho 04, 2006

A Sopa 05/46

Dois anos de blog.

Lá vem de novo, lá vem de novo… o fechamento de um ciclo. Pronto, falei. Azar. Eu avisei que nas próximas semanas eu ia utilizar muito essa expressão, e cumpro o anunciado…

Mas é adequada a conclusão.

Há dois anos, depois de praticamente quatro escrevendo ‘A Sopa’ e a enviando por e-mail para um grupo de assinantes, semanalmente, e às vésperas de vir para Toronto, decidi que uma forma mais interessante de comunicação com os amigos que ficariam geograficamente longe durante esse período seria criar um blog. ‘A Sopa’, porque era a referência, ‘A Sopa de Ervilhas Anual do Marcelo’ criada em 1997 como uma brincadeira em que éramos oito jantando lá em casa e que em sua última edição no Brasil contou com mais de cinquenta participantes, e ‘no Exílio’ porque a minha vinda para o Canadá, além de representar um período de grande crescimento profissional e pessoal, não deixava de ser um exílio, pois estaria vivendo sozinho, longe das pessoas que eu mais amava na vida.

O blog, então, surgiu como uma forma também de me manter presente na vida das pessoas, ser “visto” para ser lembrado ou, melhor, não ser esquecido. De pensar, refletir, lembrar, sentir saudades. E escrever, claro. O que eu não esperava é que serviria também para conhecer pessoas e criar laços. Foi um bônus, sem dúvida, e muito bom.

Porque sou um ser social, basicamente. Ou me tornei um, com o passar do tempo. A partir do momento que percebi que – e lá vem mais um chavão – a vida é feita de histórias que vamos contar, sabia que a melhor forma de ter histórias era interagindo com as pessoas. Vivendo, em suma. E vir para cá foi um teste, que acho que passei.

Comecei do zero, sem conhecer ninguém, e consegui criar laços, relações, uma turma. E, conseqüentemente, histórias. E o blog (afinal, estamos falando dele, não de mim) foi o meio inicial de interação com uma parcela das pessoas com quem tive o prazer de conviver nesses quase dois anos e de quem certamente vou sentir saudades quando não mais estiver aqui. E as saudades são exatamente isso, o sentimento da distância de quem queremos bem. É dolorida, mas só sentimos falta de quem importa.

Normalmente, numa data dessas, eu ia escrever que talvez estivesse na hora de parar de escrever, encerrar o blog. Dessa vez, não. Quem eu quero enganar? Eu não consigo ficar sem escrever, sem falar. Provavelmente em algum momento no futuro eu encerre ou mude o blog, mas por enquanto não consigo. Adiante, então!

Ano passado, eu planejava mudar o blog, fazer melhorias e talicoisa. Esse ano, nem isso. As mudanças – grandes, até de país – não serão virtuais.

Continuo falando nisso nas próximas semanas.

#

Sobre a prisão dos possíveis terroristas em Toronto neste final de semana, quero ver se escrevo mais amanhã.

Até

Nenhum comentário: