quarta-feira, abril 30, 2008

Os Dias Antes da Paternidade – Parte 9

Uma gestação é como correr uma maratona.

Ao invés de quarenta e dois quilômetros, são quarenta semanas e etapas a serem cumpridas. Quarenta semanas? Como assim? Isso são dez meses, a gestação não dura nove meses?

É verdade, mas a contagem feita pelos obstetras começa no primeiro dia do último período menstrual antes da gestação ocorrer. A ovulação ocorre mais ou menos quinze dias depois disso, então a contagem das semanas de gravidez começam duas semanas antes da concepção. Loucura, não?

Bom, não importa.

Como estava dizendo, a gestação é como uma maratona que se corre e, durante o trajeto, deve-se vencer etapas. Começa com uma “classificatória”, afinal vocês só vão correr se conseguirem “classificação”, se é que me entendem.

A partir daí, começa a “corrida” propriamente dita.

A primeira etapa, que corresponde ao primeiro trimestre, vai até a décima-segunda semana de gestação. Talvez seja a parte mais complicada, onde ocorre a maioria dos problemas. A taxa de “desistências” nessa etapa da corrida é de até vinte e cinco por cento. Uma em cada quatro gestações não vai evoluir. Então, o primeiro alívio, a primeira comemoração, é quando completa-se doze semanas. A partir daí, em princípio, os riscos diminuem.

A próxima etapa a ser vencida é a das vinte semanas. Ao chegar em vinte semanas, estamos exatamente na metade da gestação. Depois disso, são as etapas das 24, 28, 34 e, a partir de trinta e sete já pode nascer que deve estar bem.

É um eternidade, essa coisa de gestação. Parece que o tempo não passa, digo sempre a quem pergunta, que sempre me respondem que “Não! O tempo voa!!”. Eu sei, eu sei.

É tudo uma questão de ansiedade e expectativa.

Até.

Nenhum comentário: