quinta-feira, fevereiro 24, 2022

Perdiditos en Uruguay (10)

Quase lá (2).

Marina com COVID dez dias antes de viajar. 

Chegamos na quarta-feira anterior ao dia da viagem, e ela estava desde o início virtualmente sem sintomas. Fomos, ela e eu, a uma farmácia para um novo teste de antígeno.

 

Conforme as novas orientações para a COVID-19, se no 5º dia de evolução o (a) paciente estiver bem, há mais de 24h sem febre, pode-se repetir o teste de antígeno e – se negativo – o paciente pode sair do isolamento, mantendo os cuidados, como uso de máscara sempre que estiver com outras pessoas. Também, se estiver bem no 7º dia de evolução poderá sair do isolamento, mantendo os cuidados extras. Ou após os dez dias, claro.

 

Fomos, então, fazer o teste.

 

Positivo para nós, ou seja, negativo.

 

Estava liberada do isolamento.

 

O que não mudou nada para ela, que – de férias – não precisava sair de casa e, segundo ela, para não correr nenhum risco de nos transmitir COVID e não viajarmos, manteve-se voluntariamente isolada até o sábado à noite, doze horas antes da viagem. Mesmo que insistíssemos com ela que poderia sair do isolamento, apenas com mais cuidados, optou por não fazê-lo.

 

Chegamos, então ao sábado.

 

Como de rotina, acordei cedo e fui pedalar, seguindo minha rotina semanal de atividade física. Assim que voltei, fomos – a Jacque e eu – ao laboratório para coletar o PCR necessário para entrar no Uruguai (deve ser de até 72 horas antes da entrada). A Marina, que tinha o antígeno positivo do sábado anterior, e entraria no país no 10º dia após o resultado positivo, como requeria o governo uruguaio, não fez o teste. O Gabriel, por ter tido COVID em no começo de janeiro, logo após o réveillon, também não precisou fazer. A Roberta e a Karina, fizeram no mesmo laboratório.

 

O exame ficaria pronto no mesmo dia, à tarde, e à noite preencheríamos a Declaración Jurada para imigração uruguaia. Almoçamos com os meus sogros e à tarde fomos nos despedir dos meus pais. Tudo corria bem.

 

Os resultados de nossos PCRs foram, como esperado, negativos.

 

À noite, foi hora de preencher os formulários online. Dados pessoais, data de entrada no Uruguai (31/01/2022), meio de transporte (carro), destino no país (Punta del Diablo, departamento de Rocha), endereço no local, dados de saúde (anexando o laudo do PCR negativo ou o antígeno positivo entre 10 e 90 dias), e informações de seguro-saúde. Após o preenchimento, confirmava-se as informações e logo após receberíamos o e-mail confirmando os dados. Por segurança, iríamos levar tudo impresso também.

 

Preenchi a minha declaração e preenchi a da Jacque, tudo certo.  

 

O problema começou na hora de preencher a declaração da Marina.

 

Amanhã, amanhã...  

 

Até.

Nenhum comentário: