A Lully e o Wander, pra quem não sabe, estão praticamente prontos para imigrarem para o Canadá. Apesar de ainda estarem no Brasil, já fazem parte há tempo da turma dos Blogueiros e Simpatizantes que formamos por aqui.
Bom, há mais ou menos uma semana eles mandaram um email para nós, os canadenses, discutindo uma dúvida deles e pedindo nossa opinião: eles estão se preparando para vir para Toronto, e queriam saber em que momento deveriam fazer a mudança. Esperar passar as festas de final de ano e vir, esperar passar as festas de final de ano e o pior do inverno e então vir, ou vir logo? Todos responderam, menos eu, primeiro porque estava viajando e depois, logo que cheguei, ainda me readaptando ao fuso e às coisas de trabalho. Mas agora vou dar minha opinião.
O que eu penso?
Falemos um pouco de mim, antes, só para variar…
Quando surgiu o convite e a oportunidade de eu vir para cá, em março de 2003, logo antes da SARS, o plano era eu vir o mais rápido possível. Com a doença, que colocou muitos em quarentena, fechou os hospitais, o economia local foi duramente atingida e, junto, a verba para a minha bolsa. O plano teve que ser adiado, e só acabei vindo um ano e meio depois.
Independente disso, conversando com um professor, que tinha morado aqui por dois anos, logo que surgiu a opção de vir, a primeira coisa que ele me recomendou foi não vir no inverno. Principalmente porque eu viria sozinho, e o início não é fácil, ainda mais sozinho. Segui o conselho dele, e cheguei aqui no último mês do verão do ano passado. Mesmo assim não foi fácil, pelas mais variadas razões, mas principalmente porque eu não estava me mudando para o Canadá, eu estava vindo morar por um tempo, o que é bem diferente.
Quando chegou o inverno, já estava adaptado, mas isso não importa. Sim, é frio. Sim, a neve no início é bonita mas com o passar dos dias ela vira um estorvo. Tudo isso é verdadeiro, mas o que torna o inverno aqui um saco é que é longo. Muito longo. Cansa. Enjoa. As pessoas ficam mais circunspectas, sorumbáticas.
Mas não é o fim do mundo. Dentro de casa é bem tranquilo, a gente acaba ficando pouco tempo exposto às intempéries. Tudo corre bem, no fim das contas.
O que eu faria, se fosse vocês?
Eu passaria o Natal e o Ano Novo com a família aí no Brasil, sem dúvidas. Quanto a quando vir, na boa, eu viria a partir de março. Em março ainda neva, ainda está frio, mas a cidade começa a mudar,o humor das pessoas melhora, o astral é outro.
Até acho que vocês já decidiram, mas achei que tinha que dar o meu palpite. Venham, que serão bem recebidos com certeza.
#
Se você é um daqueles que pensava em se reunir comigo e ver as fotos da viagem, e desistiu da idéia após saber que são 1.700, fique tranqüilo: eu tenho versões resumidas (beem resumidas) para mostrar e não levar ninguém ao suicídio de tédio.
Até.