quarta-feira, outubro 26, 2005

Opinião de um canadense

A Lully e o Wander, pra quem não sabe, estão praticamente prontos para imigrarem para o Canadá. Apesar de ainda estarem no Brasil, já fazem parte há tempo da turma dos Blogueiros e Simpatizantes que formamos por aqui.

Bom, há mais ou menos uma semana eles mandaram um email para nós, os canadenses, discutindo uma dúvida deles e pedindo nossa opinião: eles estão se preparando para vir para Toronto, e queriam saber em que momento deveriam fazer a mudança. Esperar passar as festas de final de ano e vir, esperar passar as festas de final de ano e o pior do inverno e então vir, ou vir logo? Todos responderam, menos eu, primeiro porque estava viajando e depois, logo que cheguei, ainda me readaptando ao fuso e às coisas de trabalho. Mas agora vou dar minha opinião.

O que eu penso?

Falemos um pouco de mim, antes, só para variar…

Quando surgiu o convite e a oportunidade de eu vir para cá, em março de 2003, logo antes da SARS, o plano era eu vir o mais rápido possível. Com a doença, que colocou muitos em quarentena, fechou os hospitais, o economia local foi duramente atingida e, junto, a verba para a minha bolsa. O plano teve que ser adiado, e só acabei vindo um ano e meio depois.

Independente disso, conversando com um professor, que tinha morado aqui por dois anos, logo que surgiu a opção de vir, a primeira coisa que ele me recomendou foi não vir no inverno. Principalmente porque eu viria sozinho, e o início não é fácil, ainda mais sozinho. Segui o conselho dele, e cheguei aqui no último mês do verão do ano passado. Mesmo assim não foi fácil, pelas mais variadas razões, mas principalmente porque eu não estava me mudando para o Canadá, eu estava vindo morar por um tempo, o que é bem diferente.

Quando chegou o inverno, já estava adaptado, mas isso não importa. Sim, é frio. Sim, a neve no início é bonita mas com o passar dos dias ela vira um estorvo. Tudo isso é verdadeiro, mas o que torna o inverno aqui um saco é que é longo. Muito longo. Cansa. Enjoa. As pessoas ficam mais circunspectas, sorumbáticas.

Mas não é o fim do mundo. Dentro de casa é bem tranquilo, a gente acaba ficando pouco tempo exposto às intempéries. Tudo corre bem, no fim das contas.

O que eu faria, se fosse vocês?

Eu passaria o Natal e o Ano Novo com a família aí no Brasil, sem dúvidas. Quanto a quando vir, na boa, eu viria a partir de março. Em março ainda neva, ainda está frio, mas a cidade começa a mudar,o humor das pessoas melhora, o astral é outro.

Até acho que vocês já decidiram, mas achei que tinha que dar o meu palpite. Venham, que serão bem recebidos com certeza.

#

Se você é um daqueles que pensava em se reunir comigo e ver as fotos da viagem, e desistiu da idéia após saber que são 1.700, fique tranqüilo: eu tenho versões resumidas (beem resumidas) para mostrar e não levar ninguém ao suicídio de tédio.

Até.

5 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Curioso e real o fato da interferência do clima no humor das pessoas. O engraçado (aqui na Itália) é que torcemos pelo frio, no verão e pelo calor, no inverno. Somos inconformistas e isso move o mundo (mas não muda o clima).

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Oi Marcelo,
Tudo bem?
Nem sabia que tinha ido viajar, mas tudo bem... ehehehhe...
Eu concordo com vc, depois de Março é melhor... bem melhor...
Mas enfim, como estão aso coisas? Estamos mudando para Toronto :0)... finalmente!
[]s e a gente se vê!

Anônimo disse...

UAU!!! Que lindo, um post em nossa homenagem!! Chique no úrtimo!
É, a gente já estava bem tendencioso com março mesmo... as respostas que recebemos só nos mostraram que era o melhor mesmo.
E vá se preparando: sopa de ervilhas só depois da nossa chegada, hein? Quem sabe numa festinha de boas-vindas?! Mitida que só!!!

Tks!
Bjocas

Anônimo disse...

Marco e bom mesmo. E outra que se mudar no pico do inverno e foda, todo mundo fica se sentindo deprimido e tudo o mais.

Beijos

Anônimo disse...

Neve demais enche o saco mesmo, mas final de fevereiro melhora. Concordo que para quem vem sozinho, ainda é mais deprimente.
Vc imprimiu as 170000000000 fotos ?