domingo, outubro 02, 2005

A Sopa 05/11

Naqueles dias em que fiquei confinado numa cela, isolado de todos, sem contato com o mundo exterior, pensei em muitas coisas, lembrei de muitos episódios. Como não via a luz do sol, perdi a noção das horas, e entre uma sessão e outra de interrogatório, em que tentava explicar que eu tinha enviado os papéis no prazo, a culpa era da imigração e não minha, e ouvia gritos para me calar e dizer a verdade, procurava lembrar de pessoas e episódios do meu passado, numa tentativa de manter a sanidade.

Depois, quando permitiram que eu fosse para o pátio tomar sol com os outros detentos, foi com muita dificuldade que consegui me livrar de brigas com outros, que me chamavam de ilegal, ilegal, e não adiantava eu explicar que eu tinha pending status, que o que eu aguardava eram os meus novos papéis e que tudo aquilo era um grande mal-entendido. Mentiroso, mentiroso, gritavam alguns mais exaltados, avisando que eu não perdia por esperar. Tudo o que eu queria era um telefonema. Só um.

Mas não foi permitido. Sem comunicação com o mundo exterior, fiquei sem saber o que se passava fora da prisão: agentes da imigração haviam vasculhado o meu apartamento e apreendido o meu laptop. Estavam analisando o seu conteúdo, em busca de provas de atos ilegais que eu estaria cometendo em minha estada no Canadá. Olharam fotos, leram os meus escritos (mais de quinhentos textos). Conferiram os sites que visito na internet, até que encontraram o A Sopa no Exílio. Lá, o que procuravam.

Neste meio tempo, eles receberam o comunicado do escritório de Alberta – quem processa os pedidos de renovação – dizendo que minha estada fora aprovada, e que eles mandariam os papéis pelo correio para a minha casa. Não tinham muitos motivos mais para me manter detido. Decidiram me liberar, mas, antes, um alerta e uma ameaça.

Nunca fale mal dos vegetarianos.

Até.

2 comentários:

Ana Celia disse...

Oi Marcelo,
eu acho que com a chegada do inverno, o povo se anima, depois a gente poderia ver um outro encontro, ne?

Bjs,

Anônimo disse...

Ih,
Se voce nao tivesse com tudo direitinho nao podia voltar pro Canada depois de encontrar com a Jack!? Beijos