segunda-feira, março 03, 2008

Células-tronco

"O Supremo Tribunal Federal deve decidir, nesta semana, o futuro das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. Ás vésperas do julgamento, o relator do processo, ministro Ayres Brito, recebeu o advogado de uma associação de cientistas favoráveis à pesquisa com células-tronco embrionárias. E depois um grupo de parlamentares contrários.

(...)

No julgamento que começa na quarta-feira (5), os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal vão dar seus votos. Irão participar dos debates advogados da sociedade civil. Mas a acusação contra a pesquisa será feita pelo procurador-geral da República. E a defesa, pelo Advogado-Geral da União, José Antonio Dias Toffoli.

O relatório da AGU diz que é absurdo cogitar que um embrião in vitro seja igualado aos embriões alojados no ventre materno. E afirma que as teses usadas na ação estão embasadas na doutrina católica. Não podem servir de parâmetros para análise, porque o Brasil constitui um estado laico, ou seja, não pertence a nenhuma ordem religiosa.

"Pelo código civil brasileiro, a partir do nascimento com vida é que surgem os direitos do cidadão. Enquanto nao há o nascimento com vida, existe apenas o pontencial de direito, por exemplo, em matéria sucessória," explica Toffoli."


FONTE: G1

Espero que o resultado seja a favor da ciência, e não da religião. Porque, como regra geral, a religião não trouxe nada de bom para o mundo, apenas intolerância.

Até.

Nenhum comentário: