quarta-feira, março 26, 2008

Os Dias Antes da Paternidade – Parte 4

Ter filhos é, antes de uma necessidade biológica, um imperativo social. As pessos esperam isso como uma evolução natural, e te olham meio que com pena, quando dizes, em resposta à pergunta sobre se tens filhos, “ainda não”. ‘Pobre coitado, sua vida está incompleta’. Além disso, manifestam suporte e estimulam: vocês vão ver como é bom, vale a pena, etc.

Até o momento em que ficam sabendo que vocês estão grávidos.

A primeira coisa que dizem, quase que instantaneamente, como se estivessem se livrando de um fardo, ou passando o bastão a vocês numa corrida de revezamento, é “durmam enquanto podem, porque depois que nascer, nunca mais terão uma boa noite de sono”. E terminam a frase com um suspiro de alívio, como se dissessem, ‘pronto, disse, agora o azar é de vocês’.

Muito estimulante. Animador, até.

Como se estivessem atraindo um animal selvagem, livre, para uma armadilha, para a domesticação. Vocês viajam muito? Se divertem, jantam fora, vão a festas? Está na hora de terem filhos, não? Já estão grávidos? Bem feito, agora vocês são um de nós, que não dormem direito e não tem mais vida, exceto cuidar da criança que vocês fizeram. Eu avisei, eu avisei!

Sem falar que – no momento em que vocês decidem engravidar – o MUNDO todo parece ter tomado a mesma decisão, ou está havendo algum conjunção de planetas que tornou o mundo um lugar mais fértil. Quem planejava, quem não planejava, todas engravidam de repente. É batata. Aliás, nada é na batata. Cem por cento garantido, certo sem dúvidas, mas não na batata. Só a batata é batata, segundo o Luís Fernando Veríssimo. Mas eu dizia que quando vocês decidem engravidar, o MUNDO resolve participar, e pipocam a sua volta outros casais grávidos. Ou são vocês que começam a reparar em algo que acontece o tempo todo, desde que o mundo é mundo, não importa.

Além disso, todos conhecem uma história ruim a respeito do assunto, e a melhor hora de contar isso é para a recém gestante, que não está nem um pouco insegura e/ou ansiosa. Enjôos, mal estar, TUDO acontece com as grávidas em volta de vocês, futuros papais e mamães. Os mais variados problemas ocorrem e a melhor hora de contar isso para uma grávida é quando ela recém descobriu que está grávida e ainda não sabe se a gestação ‘vai vingar’. Vingança e terrorismo, aliás é o que as pessoas fazem com os futuros pais em espera.

É como um rito de iniciação, um trote para os calouros.

Todos passamos ou passaremos por isso.

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, as pessoas falam tudo isso. Tenho muitas coisas boas para dizer, no entanto, uma que acho demais é te acordar na madrugada para ver como ele está e, perceber que dorme tranquilo, demonstrando muita paz e, lógico quando ele começa e te procurar e sorrir para ti. Abraços do Amigo Marco Aurélio.