quarta-feira, abril 02, 2008

Os Dias Antes da Paternidade – Parte 5

Olha só.

A menstruação dela atrasou por uns dias, vocês já estavam tentando, é hora de fazer o primeiro teste.

Normalmente, esse primeiro teste vai ser o planoteste, aquele caseiro, em que ela vai deixar algumas gotas de urina cair sobre um bastão cuja ponta mudará de cor ou mostrará um símbolo para dizer se é positivo ou não. Vocês farão esse teste e o resultado será positivo. Ela está grávida. E agora?

Festa, emoção, essas coisas? Contar ao mundo a boa nova?

Calma lá, a coisa não é tão simples. Talvez até seja, mas se você é médico e tem noção de TUDO de errado que pode acontecer, um simples resultado de um teste de urina não significa que ela esteja grávida e tudo está certo. É a maldição do conhecimento, como já falei.

Um exame positivo não quer dizer que já podemos comprar o enxoval do bebê que virá. Quer dizer apenas que houve a fecundação: o espermatozóide encontrou o óvulo. Mas isso não é tudo. Após a fecundação, o zigoto tem de migrar pela trompa de falópio até o útero e se implantar lá, para aí então se desenvolver até ser aquela pequeno ser que vai ser a alegria de vocês, jovem casal. Logo, um simples exame de urina (ou mesmo o de sangue, mais confiável) não é garantia de que tudo está bem. Até está, afinal você engravidou, mas não podemos (ainda) saber se realmente está tudo bem.

Se vai vingar.

Por isso é que quando se é, podemos dizer, precavido, a notícia de que vocês estão grávidos é, além de uma alegria, uma fonte de expectativa – quase tensão – para saber se tudo vai correr bem. Sabemos (a maldição, a maldição!) que uma em quatro gestações vai resultar em aborto espontâneo antes de completar doze semanas, ou três meses. É uma porcentagem alta, vinte e cinco por cento, e todos estamos sujeitos a isso. É essa a razão de certa cautela na hora de espalhar a notícia logo de início. Vai que não dê certo.

Nesse momento, estou certo que o jovem casal de recém grávidos está numa de duas situações: primeiro, me achando um TREMENDO pessimista; ou até achando que faz um certo sentido. Devo esclarecer que não sou pessimista. Uma definição mais apropriada ao fato é cagão, com o que concordo, mas deixa para lá…

Faça como fizerem, parabéns, vocês estão grávidos!

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo e tao diferente pelos olhos de um medico.......