terça-feira, novembro 22, 2005

Saudosismo

Cá entre nós, os anos 80 foram uma merda. Quer dizer, não foram grande coisa.

Mas é claro que eu tenho boa lembranças e até saudades daquela década, sendo mais um simpático - apesar de sérias restrições - a essa onda revival que parece ter tomado conta de todos. Isso acontece por uma razão bem simples: foi a época do final da minha infância e adolescência. Os anos 80 terminaram comigo entrando na faculdade. Então é claro que eu tenho saudades daquela época, mas não pelo que houve naqueles anos. Não pela modismos da época, mas pelo que ela representou na minha história pessoal.

Pensei nisso quando, ao passear sem compromisso por comunidades do Orkut, entrei justamente numa dos Anos 80 e, lá, um tópico que estava gerando muitos comentários e depoimentos era a pergunta “Qual foi a personalidade dos anos 80 que mais o decepcionou?”. Li todos os depoimentos e fiquei pensando.

A maior parte do que as pessoas diziam/escreviam relacionava-se a ídolos infantis daquela época: Simoni (do Balão Mágico), Xuxa, Muçum, Didi, Bozo, Sérgio Malandro, Menudos, Dominó, entre outros. Todos diziam-se decepcionados com os ídolos que tinham “manchado” suas biografias. Pois é…

Na verdade, todos se queixavam não de seus “ídolos” e suas condutas posteriores. Nem são assim fãs dos anos 80. O que eles lamentam é a perda da “inocência”. Lamentam o mundo real.

Cresceram e não se conformam com isso. Por outro lado, pode ser que, sinceramente, que amem os anos 80, e todas suas modas.

Não sei o que é mais assustador.

Até.

Um comentário:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Apesar do anos 80 ser considerado a " geracao perdida", ou a " geracao coca-cola" whatever... eu amei!!!
Os anos 80 representaram minha infancia... E comecei os anos 90 no colegial e terminei com minha graduacao na faculdade...
acho que tudo bem ter aqueles simbolos infantis perdidos, mas concordo com o pessoal que a perda da infancia, da fragilidade, da inocencia eh muito pior...
Quando viramos adultos, nos tornamos chatos e malas... oh vida!
Vc vai na festinha da Lu e da Laila?
[]s