domingo, novembro 20, 2005

A Sopa 05/18

Pensamentos de fast food.

Apesar do que possa inicialmente parecer, não são – neste caso em especial – pensamentos rápidos, calóricos e pouco nutritivos. Chamei-os assim simplesmente porque estava eu, ontem, a almoçar no McDonalds (sim, eu gosto de McDonalds e como lá de vez em quando, por quê, vai encarar?) e, olhando para a rua, observando o movimento dos carros e das pessoas que circulavam, já agasalhadas pelo frio que nem era tanto, por uma série de pensamentos paralelos, cheguei à questão que pautou o resto do meu dia.

Qual é a medida que usamos para pesar nossas vidas?

Pois é, difícil, assim de improviso, eu sei.

Lembrei, então, de uma história mais ou menos antiga. Estávamos, uma vez, jantando e conversando amenidades, mas não só isso. Acontece, de vez em quando: a partir de conversas amenas, leves, sem pretensões, chegamos a questões graves, profundas, importantes. Dessa vez, num restaurante indiano, em Porto Alegre, a pergunta foi “Estás satisfeito com a vida?”. A minha resposta foi direta e simples: sim. Mas causou espanto.

Causou espanto porque naquele momento, profissionalmente, eu estava num período em que – como diria um amigo – eu estava “skateando na merda”. Parênteses. Quer definição mais perfeita que essa? Pensa bem, imagine a cena. Como progredir numa situação dessas? Vai ser muito lentamente, com dificuldades, com certeza. Fecha parênteses. Pois bem, naquela época eu fazia plantões em lugares muito ruins, sem condições mínmas de trabalho, o consultório não ia lá muito bem (de manhã na ia ninguém e à tarde o movimento caía um pouquinho). Como eu poderia estar satisfeito com a vida, afinal de contas? Porque estar satisfeito significava que eu não me sentia estimulado a progredir, a crescer. Certo?

Errado.

Simplesmente porque não era essa a forma pela qual eu media o meu sucesso na vida. E o estar satisfeito – para mim, que fique claro – não significava não querer evoluir, avançar. Significava que eu estava feliz comigo, com a vida, e estar de bem com o mundo me proporcionava projetos e aspirações. Mas isso era com relação à minha profissão. E, para mim, isso nunca foi o mais importante da vida. Com certeza, é uma parte significativa, mas não a mais importante. Nunca foi, ao menos sempre tive isso bem claro.

E não importa (pelo menos não mais) que medida os outros usam para pesar suas vidas, ou até mesmo para pesar a minha. Eu sei o que tenho que fazer.

Até.


UPDATE:

Inter

Tive o prazer e o desprazer de assistir pela tevê aqui em Toronto ao jogo Corinthians X Inter. Prazer porque tive certeza que o Inter é o melhor time do Brasil, e desprazer porque assisti, ao vivo, ao Inter ser ROUBADO, ao não ser dado um penâlti claro a favor do Inter. Não bastasse isso, o juiz ainda expulsou o jogador que sofreu o pênalti!

Era mais fácil já ter dado a taça para a MSI, que a comprou.

Falei.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei disso! Nos nao somos o que fazemos....

Anônimo disse...

Voce pode nao estar com o melhor emprego do mundo, mas se esta com quem ama, feliz, saudavel...e muito facil estar satisfeito com a vida :)

Beijos

Anônimo disse...

Fiquei sabendo dessa do Inter.
Mas foi campeonato de que? Brasileiro? Eu nem me ligo nessas coisas de Futebol.

Alias, eu so me ligo em esporte nas olimpiadas, fora isso...pff.

Beijos

Anônimo disse...

Marcelo, como vai tudo bem?

Sei que estas de cabeça quente pelo jogo de ontem, mas falar em armação para dar o título ao Corinthians é desmerecer o campeonato que o time vem fazendo, assim como também o Colorado.
Tá certo, reconheço que foi penalti, mas sinceramente acho que o juiz não deu porque é ruim mesmo e não porque existe um complô.
Fui ao Pacaembú ontem e presenciei um belo jogo, com o Corinthians melhor no primeiro tempo e o Inter melhor no segundo, pena que o juiz estragou o jogo e virou o principal assunto desta segunda feira aqui no Brasil.
Esse Rafael Sobes é muito bom. E pensar que ele já jogou no júnior do Corinthians e foi embora para PA por causa de esquema de empresários.....
O Inter tem feito um belo campeonato, com um time muito bem entrosado, com um investimento irrisório, comparado ao do Corinthians e ainda tem chances de ser campeão, pois o Corinthians pega a Ponte Preta, que está perto da zona de rebaixamento e depois o Goiás, que ainda luta por uma vaga na Libertadores.
O resultado, saberemos daqui a duas semanas.

Abraços.

Edgard.