terça-feira, fevereiro 07, 2006

Pedras que rolam

Assisti uma parte do show dos Rolling Stones no intervalo do XL Superbowl, no domingo que passou. Hmm…

Tenho que confessar.

Não vi o jogo (apesar de ter visto na véspera uma parte dos melhores comerciais da história do jogo, alguns bons) por achar chato (certo, certo, eu não entendo tudo). Só não é pior que o baseball, esse sim, uma tortura que não tem fim.

Mas é tudo uma questão cultural, eu sei. Eles acham o soccer, o nosso bom e velho futebol, boring. Relevemos, relevemos. Não vi o jogo, isso é o que importa. Mas assisti a um pedaço do intervalo, quando os Rolling Stones tocaram. E me senti constrangido com o que vi.

Pareciam uma banda geriátrica.

Estão com a aparência de muito, mas muito velhos.

#

Falando em envelhecer ou, melhor, na passagem do tempo, esses dias estava pensando a respeito de conversas que nós, exilados por qualquer razão e que um dia vamos voltar, volta e meia temos. Numa delas, no final do ano passado, conversávamos sobre como era se integrar ao país, as diferenças que notávamos entre o nosso lugar de origem e onde estamos agora. Até que alguém falou que não há nada como o lugar de onde viemos.

Claro que não há, fiquei pensando.

É até injusto com o novo país ou nova cidade comparar com o lugar onde nos criamos. Por mais defeitos que tenha, no lugar de onde viemos é que estão as nossas referências, as nossas histórias. Como gostar mais de um lugar onde estou há um ano e meio quando comparado com outro em que vivi por trinta anos e, mais importante, foi onde cresci?

Evidentemente que é possível ir embora e mudar-se de “corpo e alma” para um outro lugar. Algumas vezes voluntariamente e outras por circunstâncias. Mas ainda assim é difícil comparar. A mesma coisa acontece com os amigos.

Percebi uma coisa, também por esses dias: é cada vez mais improvável, e em pouco tempo será impossível, conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, que o serão pela maior parte da minha vida. Se levarmos em conta a expectativa de vida média do brasileiro, que é de setenta anos, esse é o último ano em que posso conhecer pessoas que poderão se tornar minhas amigas e assim ser por metade mais um dos ano que durou a minha vida. Isso se eu chegar ao setenta anos.

Tudo isso para dizer valorizo muito os amigos que já o são pela maior parte da minha vida. Porque se já temos vinte anos de amizade, por exemplo, caso do Márcio e do Radica, é sinal de que vamos continuar assim por, no mínimo, mais vinte. O que quer dizer muito sobre nós.

E que não somos mais crianças.

Até.

3 comentários:

Avó do Miau disse...

Blog fantástico, adorei!

Anônimo disse...

Eu e minhas filhas também: temos projeto de voltar e sonhamos com isso constantemente. Gostamos daqui (Washington, DC) e temos uma vida boa juntas. Mas nossos planos/sonhos nos iluminam e divertem.
É muito bom ter amigos de vida inteira.É estranho e comovente envelhecer com os amigos, ver os filhos adultos, os netos chegando. É um grande privilégio, você vai ver!
E a sopa é quando? :)

Anônimo disse...

O Keith Richards é uma das pessoas mais feias do mundo artístico, o Jagger não fica muito pra trás também. Poderiam muito bem estar no uglypeople.com.
E já faz algum tempo que eles são uma banda geriátrica.
Vitor.