segunda-feira, junho 25, 2007

La Mala Educación

Ontem, ao enviar ‘A Sopa’ por e-mail para o grupo de assinantes que a recebem dessa forma (paralelamente à publicação no blog), fiquei muito chateado, por um pequeno erro cometido: ao invés de mandar o e-mail endereçado a mim com cópia oculta para os assinantes, como usualmente faço, enviei para mim com cópia para todos. Ou seja, quem recebeu o e-mail, recebeu com o nome de todos os outros assinantes, coisa que procuro evitar sempre. Por quê?

Por educação.

As pessoas que recebem um e-mail que é enviado a diversas outras, que muitas vezes nem tem relação umas com as outras, não precisam e nem deveriam receber uma lista dos outros destinatários. Não é de bom tom. Fere a etiqueta. Não é certo, a não ser que seja um grupo de conhecidos que estão numa lista de discussões. E olhe lá.

Eu me sinto constrangido em cometer o erro que cometi ontem. Estava desatento, como tenho estado desatento por esses dias inquietos em que diversos assuntos clamam por minha atenção. Mas isso não importa, nem é desculpa. Educação é uma coisa que devemos ter sempre, deve ser natural. Mas não só educação. Senso do ridículo é artigo em falta ultimamente. Quando somados, então, falta de educação e de senso do ridículo se tornam uma bomba, quase impossível de agüentar.

Sim, estou de mau humor.

Hoje cedo, quando ia sair de casa, ao pegar o carro, notei que ele havia sido batido. Dentro da garagem! Deixei o carro intacto na sua vaga habitual ontem à tardinha e, hoje, ao chegar nele, ele está com a lanterna traseira esquerda quebrada e o pára-choque amassado e arranhado. O pior é que o autor não se identificou. Bateu, saiu e não falou nada. Filho da puta. Orçamento: R$ 500,00. Tudo bem, já tenho uma pista do autor e em breve descubro.

Então, ao contrário do que poderiam pensar, não estou de mau humor porque o Inter perdeu para o co-irmão ontem. Aliás, ficar de mau humor por causa de futebol é meio estúpido, além de inútil e de desperdício de energia. O futebol só serve para se ficar feliz quando se ganha. O resto é bobagem. Pena que nem todos sabem disso, ou pensam assim.

Existem conhecidos meus, tanto gremistas como colorados, que insistem em mandar e-mails com piadinhas sobre o time adversário, como se a minha caixa de mensagens fosse penico. Até aí tudo bem (não exatamente tudo bem, como disse, mas tolerável), o problema é outro: quando mandam um e-mail falando mal do time alheio, enviam com cópias (não ocultas) para todos os seus contatos. E uma parte dos “gênios” que os recebem respondem “Para Todos”, criando uma avalanche de e-mails estúpidos.

Tão ruim quanto isso são aqueles que enviam e-mails com correntes que “se não mandares para dez pessoas em cinco minutos” vais ser atropelado por uma manada de elefantes, ou cairá sobre ti um avião da PanAm.

As pessoas estão com muito tempo sobrando, não?

Até.

DSCN4278

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo, esse negócio de encontrar o carro batido é uma m..., porque pela segunda vez, em menos de 3 meses, o carro da Rita, foi batido em estacionamento, parado, fechado e nínguem vê nada. Isto é uma sacanagem. Abraços. Marco Aurélio