domingo, março 27, 2022

A Sopa

“Ressaca”.

 

Depois de mais de um mês escrevendo sobre nossa viagem ao Uruguai, o relato entremeado com lembranças e estórias de viagens antigas, tudo para chegar no epílogo que era o que eu queria dizer desde o início, o domingo é de ressaca. Como se eu não tivesse mais nada a escrever.

 

Não é verdade.

 

Mas é certo que existe um certo sentimento de ressaca, como escrevi acima, quase um esgotamento de confissões e de reflexões, uma sensação de que você, estimado leitor, está cansado disso. Como eu escrevo para mim, antes de tudo, vou seguir. Até para não perder o hábito, a prática. Volto ao modo crônicas confessionais ou quase ficções ou algo parecido.

 

Completo cinquenta anos nos próximos dias.

 

Data marcante, redonda, simbólica. Meio século de vida. Muito provavelmente já passei da metade da vida, e alguém diria que começa a (ou já estou na) descendente. Não sei, de verdade. Até pode ser, quem se importa?

 

Há alguns anos, cerca de dez, para ser mais preciso, escrevi aqui nessa Sopa que eu era o cara que ia morrer. Me via sedentário, estressado e (logo depois) acima do peso. Cheio de fatores de risco. Havia determinado – não sei de onde tirei essa ideia – de que – se não começasse a mudar isso antes dos quarenta anos de idade – eu iria me largar total. À época, iniciei a praticar esporte antes de completar os quarenta, mas lesionei os joelhos em sequência, assumi mais tarefas, aumentei de peso e voltei ao ciclo de muitos fatores de risco.

 

Isso mudou há três anos, quando houve a antecipação de dez meses de uma mudança profissional que planejava, e fiquei com tempo livre e decidi voltar a me exercitar. De lá para cá, mesmo com pandemia, perdi peso e me tornei – sim – um atleta. Estabeleci, com disciplina oriental que nunca tive, uma rotina de exercícios, que faço sete vezes por semana. O que melhorou minha vida em diversos aspectos.

 

Vou chegar aos cinquenta anos me sentindo muito melhor do que aos quarenta, física e mentalmente. Alguns caminhos que trilhei foram mais longos e tortuosos do que eu gostaria ou imaginava, mas eles tem me levado para lugares bem legais, e tenho tido a companhia de pessoas também muito legais.

 

Pretendo celebrar isso.

 

Até.

 

Nenhum comentário: