terça-feira, setembro 14, 2004

Hockey

No Canadá, como os canadenses.

Hoje foi a final da Copa do Mundo de hockey, no Air Canada Centre, aqui em Toronto. Canadá X Finlândia. Já que estou aqui, achei que tinha a obrigação moral de assistir. Ao vivo, nem pensar: os ingressos já estavam esgotados e, além disso, eram bem carinhos... Então, o jeito era assistir pela televisão. Detalhe: ainda não tenho televisão em casa. O jeito foi assistir em um bar, e aproveitar para jantar lá.

Cheguei em casa do hospital por volta de quinze para as seis, e a primeira coisa que fiz foi checar os e-mails (boas notícias!) e fazer um lanche. Nesta de ver e-mails, passear pela internet, quando vi já eram quase sete horas, horário do jogo. Troquei de roupa e, de abrigo, camiseta e tênis, saí de casa em busca de um local para assistir à final.

Não foi muito difícil achar um local: The Yellow Griffin, na Bloor West Village (muito perto de onde moro). Um pub, na verdade, e o jogo estaria sendo exibido no segundo andar, nun telão de 84'', segundo o cartaz anunciando. Subi as escadas e encontrei um local vazio, com mais cinco ou seis pessoas. "Putz, todos vêem em casa?!", pensei. Decidi ficar assim mesmo. Peguei uma mesa, pedi uma cerveja e esperei o jogo começar.

Começa a final. De repente, o pub começa a encher, mas ninguém parece estar muito ligado no jogo, ouço apenas conversas paralelas. Até que o Canadá faz o primeiro gol, logo nos primeiros minutos da partida: todos gritam e batem palmas, eu inclusive, afinal era um jogo de vermelhinhos (Canadá) contra azuizinhos (Finlândia). Parece que vai ser um jogo fácil...

Que nada, a Finlândia não acusa o golpe e parte para cima, pressionando em busca do empate. Passa a jogar melhor que o Canadá, que tem dificuldades em sair de seu próprio lado da quadra, apesar de seu "goleiro" (não sei se é assim que chama) não precisar fazer muitas defesas. Mas a Finlândia tanto faz que acaba por conseguir o gol de empate: 1x1. O final do primeiro tempo é de jogo franco, aberto e até violento em alguns momentos, como só o hockey sabe e pode ser. Fim da primeira etapa.

O bar esvazia de novo. Boa parte das pessoas sai para a frente do pub para fumar, afinal desde 01/06 é proibido fumar dentro de qualquer estabelecimento em Ontário. Peço então a minha janta: 'Fish and Chips", peixe com batata frita. Um copo d'água.

Começa o segundo tempo. Também ainda nos primeiros minutos o Canadá passa à frente do marcador. Gritos e aplausos, novamente. Agora, a atenção de todos não foge do grande telão. O Canadá joga melhor, o goleiro da Finlândia faz algumas defesas aparentemente impossíveis. A cada lance, o "Uuhh" é geral. Parece tudo estar bem encaminhado quando, faltando 3:13 para o final, um jogador da Finlândia avança, tira um adversário do caminho à força, dribla outro de forma magistral e faz um belo gol, empatando o jogo novamente. Lamentação geral. Está terminando...

Engano. O neófito aqui não lembrava que o hockey tem três tempos de vinte minutos. Ainda tem muito jogo pela. Peço outra cerveja, e vamos lá, 'Go Canada!'. Com poucos segundos de terceiro tempo, novamente gol, estamos na frente! Festa no pub. Aí então são muitos minutos "secando" a Finlândia.

Desta vez, contudo, ela não consegue se recuperar e chegar à igualdade. Fim de jogo. Canadá 3x2 Finlândia. Campeão do Mundo!

Pago a conta e volto para casa. Dei sorte. Amanhã tem Grenal pela rádio Guaiba, única que consigo ouvir daqui. Antes de dormir, ainda ouço o "Noturno Guaiba" que hoje toca sucessos dos anos sessenta da Orquestra Tabajara. Está virando hábito: antes de dormir, ouço clássicos da MPB. Ontem foi Cauby Peixoto, e, anteontem, Orlando Silva.

Durmo perto de casa...

Até.

Um comentário:

Lucix disse...

eu assisti esse jogo pela TV aqui em Boston. Passou em algum canal aqui q nao me lembro. Nao assisti inteiro, nao tava nem sabendo que o Canada ganhou. Legal!

Quando eu estava em Toronto assistia vario jogos de hockey, no comeco fiquei assustada com as brigas, mas depois vi que fazia parte do "show".