quarta-feira, setembro 29, 2004

Motivação

Nada como estar motivado.

Não vou contar aqui toda a minha história acadêmica, mas o que importa no momento é que estou aqui em Toronto fazendo o meu Pós-Doutorado. Você, leitor, que me conhece pessoalmente, deve estar se perguntando: "Pós-doutorado?? Eu nem sabia que ele tinha defendido o doutorado dele!".

Pois é, não defendi.

Quando eu saí de Porto Alegre há cerca de 1 mês e pouco, a situação estava assim: a tese estava quase pronta, faltava ainda escrever uma parte, o que faria aqui em Toronto, e depois enviaria por e-mail. Ela seria revisada pela minha orientadora, impressa, e havia a possibilidade de não defendê-la publicamente, apenas por escrito. Conveniente para mim.

Confesso que, lá no fundo, não achava muito justo. Dava a impressão que não tinha o mesmo valor de que defender publicamente. Parecia que estava fazendo curso por correspondência... (tipo "doutor em pneumologia e técnico em eletrônica pelo Instituto Universal Brasileiro", IUB - quem lia revistinhas em quadrinhos lembra).

De qualquer forma, logo na primeira semana aqui, recebi um e-mail da Jussara (minha orientadora, mestre e guru) dizendo que tinha "más notícias": eu teria que defender publicamente a tese, e possivelmente antes de abril (quando eu previa ir à Porto Alegre). Na hora pensei: "Oba, motivo para ir à Porto Alegre mais cedo que eu estava pensando!!!". Nem o stress de ter que defender a tese diminuiu a empolgação.

Desde então, tenho estudado com afinco e uma paixão que acho que nunca tive... Claro que eu não é só por isso, mas estudar tem sido muito mais legal que antes. O ambiente aqui favorece e, afinal de contas, estou aqui para isso mesmo...

Mas sem esquecer que, quanto antes eu terminar, antes vou à Porto Alegre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tchê!!! IUB ??? Lembro bem :- Seja piloto de aviaçao pelo Instituto Universal Brasileiro !!
Seja Técnico em Eletronica, seja Médico , seja Anestesista ... é só comprar uma revista Marvel !
Quanta bobagem !
Depois dessa só tomando um Guaraná Charrua que eu comprei no boteco da esquina junto com um pacote colorido de pipoca que vinha com uma dentadura plástica de vampiro. Voltei uns 20 anos. Como era bom ... Um abraço do Amigo Jéferson

Lucix disse...

Para voce ver como é que sao as coisas... Voce louco para voltar logo para o BRasil e eu louca para voltar em definitivo para o Canada... hehehe.