segunda-feira, março 07, 2022

Perdiditos en Uruguay (19)

 A Viagem, quinto dia.

 

Punta del Este. A noite hava sido boa, depois que consegui uma posição para dormir e os medicamentos fizeram efeitos em aliviar a dor excruciante que, de tempos em tempos, eu sentia, como se uma faca estivesse cravada em minha cervical e alguém fosse ali e a torcesse. Paciência. Nem isso tirava o meu (crescente) bom humor...

 

O café da manhã do hotel era bem bom, com as já tradicionais medias lunas e dulce de leche, entre outras atrações. Ao voltar para o quarto, dei um bom dia mais simpático que o normal ao funcionário da recepção talvez ainda me sentindo culpado pelo que acontecera na noite anterior.

 

Explico.

 

Naquele esquema de hotéis mais antigos, ao sair sempre deixamos a chave do quarto na recepção e a retiramos ao voltar. Acontece que a porta (a fechadura, especificamente) era antigo, daquele tipo em que para trancar temos que acionar a tranca por dentro, ainda com a porta aberta e, ao fechá-la, fica trancada. Eu sabia disso e lembrava de trancá-la todas as vezes que saíramos.

 

Só que quando chegamos, no final do dia, após jantar, eu fui primeiro para o quarto e a porta estava aberta! A primeira coisa que fiz foi entrar no quarto e verificar se não havíamos sido roubados (minha mochila com o notebook!). Aparentemente, não. Ato contínuo, fui à recepção conversar com o funcionário. Perguntei se alguém havia pegado a chave por engano, ou que ele me desse alguma explicação para o que tinha acontecido. Garantiu-me que nada acontecera, que não tinha como alguém ter pegado a chave, e o que podia ter acontecido é que alguém não tivesse trancado a porta. Eu disse que era impossível, já que era eu quem a trancava. A não ser que...

 

Olhei para a Jacque e perguntei se ela tinha ido no quarto (e saído) sem mim. Ela respondeu que sim, que havia, antes de sairmos para jantar, ido até o quarto buscar algo (que não lembro agora) e fechara o quarto. Perguntei como ela trancara, e ela disse que ‘com a chave’ (que, por óbvio, não trancava) ... 

 

Me desculpei com o funcionário e fomos dormir.  



                    

O Grupo 


Retomando nossa história, após o café da manhã, fomos caminhar em direção à região do porto. Seguimos caminhando e fotografando pela Rambla Gral Artigas, até chegarmos ao porto. O Puerto de Nuestra Señora de la Candelaria, mais conhecido como Porto de Punta del Este, está localizado no centro da cidade, na Península, e conta com bons restaurantes e bares, além de outros tipos de comércio. Oferece uma belíssima vista, em especial o pôr-do-sol no que já é o Rio da Prata.

 


O Porto

Ali, outra atração são os leões marinhos, que ficam à volta dos pescadores que ficam ali limpando peixes e jogando os restos para os leões comerem. Ficamos um tempinho ali observando-os, com a Roberta fazendo sua típica fala com animais diversos (até galinhas, veremos bem mais adiante) e chamando-os de “vida”, ou “filhos”. Nesse momento, a temperatura ambiente já estava alta e o sol brilhava inclemente no céu.

 

Decidimos, ao sair do porto, ir até o monumento Los Dedos, clássico ponto turístico de Punta del Este, na Praia Brava. Como estávamos na “ponta”de Punta, resolvemos que iríamos caminhando até lá. Não era longe, sabíamos, afinal a distância entre o porto e Los Dedos é de 2 (dois!) quilômetros, um trajeto – em condições normais – de cerca de 25 minutos. 

 

Porém havia o sol e estava MUITO quente. Devia ser próximo ao meio-dia, além de tudo. Forma, então, os mais longos dois quilômetros da história do mundo. Não tínhamos água conosco naquele momento (para desepero do Gabriel, que ainda não sabíamos naquela hora, é um dementador de água), não havia sombra, estávamos de chinelo. Foi uma experiência tipo no deserto, quase de ver miragens mesmo estando ao lado do mar. O único momento de alívio quando a Roberto e eu paramos na sombra de uma parada de ônibus para esperar os outros.


                  

Los Dedos e nós


Quando finalmente chegamos na Praia de Los Ingleses, na escultura Los Dedos, tudo o quisemos fazer foi tirar fotos rapidamente e sair dali, para a praia. Decidimos retornar ao hotel, beber água (antes que o Gabriel virasse uma passa) e ir ao supermercado comprar ingredientes para um piquenique. A volta foi rápida. Pegamos o carro, fomos ao supermercado, compramos o que precisávamos, e fomos em direção à praia Mansa, nosso destino.

 

Era hora do piquenique. 

 

Até. 

Nenhum comentário: