quarta-feira, março 09, 2022

Perdiditos en Uruguay (21)

A Viagem, sexto dia.

 

Dia de deixar Punta del Este e ir em direção à capital, Montevideo.

 

Mas, antes, vamos falar música (de novo, eu sei).

 

Como falei anteriormente, a música esteve presente em quase todos os momentos da viagem, fosse no carro, onde não faltava nunca, fosse em outras situações, com um ou outro (e a Marina muito) cantando ou lembrando de músicas. E o Spotify foi um grande amigo em todas as horas, principalmente com as minhas playlists...

 

O repertório era eclético, com música para todos os gostos (nem todos, algumas coisas não tocariam no meu carro por nada, mas não é hora de falar disso).

 

Algumas viraram clássicos entre nós, como a clássica das clássicas, a hino da viagem, praticamente nossa trilha sonora oficial: ‘Roubaram meu frischtrick’ do grupo ‘Os Três Xirus’. Frischtrick, no caso, é frühstück, café da manhã no sentido literal do alemão, mas que pode ser estendido para lanche. É tocada em ritmo das bandinhas alemãs e a letra, cantada com um sotaque alemão diz o seguinte:

 

“Ai ai aii roubaram meu frischtrick

Acabaram estragando o nosso picnic

Ai ai aii roubaram meu frischtrick

Acabaram estragando o nosso picnic

Preparei um pão de milho

Passei manteiga e 'ximia'
Peguei salame e queijo
Cortei tudo em fatia

Fiz dois sanduiche
Pra mim e pro meu guria
Sair a um picnic é o que a gente pretendia

Fui de lambreta buscar a namoradinha
Mas antes passei no bar pra tomar um cervejinha
Quando 'volto' eu quase tive um 'xiliqui'
Não sei quem foi a malandro que roubou o meu frischtick

Ai ai aii roubaram meu frischtrick
Acabaram estragando o nosso picnic

Ai ai aii roubaram meu frischtrick
Acabaram estragando o nosso picnic

Fui comprar outra merenda pra mim e pro meu guria
Mas a grana que eu tinha só dava pro gasolina
Mesmo assim eu fui buscá-la
Nervoso, preocupado
Ela já foi me xingando porque eu estava atrasadoo

Contei pra ela o que tinha acontecido
Me chamou de 'boca aaberta ' e num gesto atrevido
Gritou assim: Não vou mais no picnic
Qual é o meu futuro como um homem sem frischtick?

Ai ai aii roubaram meu frischtrick
Acabaram estragando o nosso picnic
Ai ai aii roubaram meu frischtrick
Acabaram estragando o nosso picnic

 

Cantamos muito essa música, parte de uma playlist chamada ‘Apatifação’...

 

Outras músicas, entre as centenas ouvidas em nossos trechos de carro, nos marcaram por diferentes razões. Como ‘Take me home, Country Roads’ do John Denver, sempre tocada pelos primos Pedro e Mateus nos encontros de família.

 

Almost heaven

West Virginia

Blue Ridge Mountains

Shenandoah River

 

Life is old there

Older than the trees

Younger than the mountains

Growing like a breeze

 

Country roads, take me home

To the place I belong

West Virginia, mountain mama

Take me home, country roads

 

All my memories

Gather 'round her

Miner's lady

Stranger to blue water

 

Dark and dusty

Painted on the sky

Misty taste of moonshine

Teardrop in my eye

 

Country roads, take me home

To the place I belong

West Virginia, mountain mama

Take me home, country roads

 

I hear her voice in the morning hour, she calls me

The radio reminds me of my home far away

Driving down the road, I get a feeling

That I should have been home yesterday

Yesterday

 

Country roads, take me home

To the place I belong

West Virginia, mountain mama

Take me home, country roads

 

Country roads, take me home

To the place I belong

West Virginia, mountain mama

Take me home, country roads

 

Take me home (down), country roads

Take me home (down), country roads

 

Mais uma: dois dias antes, ao sairmos de Punta del Diablo, saímos ouvindo Escape (The Piña Colada Song) do Jack Johnson, e o Gabriel comentou que a música era triste, “que dava vontade de chorar”, ou algo assim, mas que entendemos que ele choraria se ouvisse, a passamos uns bons dias falando “da música que fazia ele chorar” ...

 

You know I love my Lady, been together so long

Like a worn-out recording, of my favorite song

So while she lay there sleeping, I read the paper in bed

And in the personal columns, there was this letter that read

 

If you like Piña Coladas, and getting caught in the rain

If you're not into yoga, if you have half-a-brain

If you like making love at midnight, in the dunes of the cape

I'm the love that you've looked for, write to me, and escape

 

I didn't think about my lady, I know that sounds kind of mean

But me and my old lady

Had fallen into the same old dull routine

So I wrote to the paper, took out a personal ad

And though I'm nobody's poet, I thought it wasn't half-bad

 

Yes, I like Piña Coladas, and getting caught in the rain

I'm not much into health food, but I am into champagne

I've got to meet you by tomorrow

And cut through all this red tape

At a bar called Scrappy Malloy's, we'll plan our escape

 

So I waited with high hopes, then she walked in the place

I knew her smile in an instant, I knew the curve of her face

It was my own lovely lady, and she said: oh, it's you

And we laughed for a moment, and I said: I never knew

 

I never knew you liked Piña Coladas

Or getting caught in the rain and the feel of the ocean

And the taste of champagne

If you like making love at midnight, in the dunes of the cape

You're the lady that I've looked for, come with me and escape

 

Como já disse, foram incontáveis horas no carro sempre ouvindo música, cantando, falando e rindo. Muitas músicas mesmo, muita diversão.

 

Saímos de Punta del Este em direção à Montevideo e nossa primeira parada foi em Piriápolis, um balneário que parece parado nos anos 60, e onde fui vítima do ‘golpe do milkshake’.

 

Amanhã, amanhã.

 

Até.

Nenhum comentário: