terça-feira, outubro 29, 2024

Corneta

Sobre clientes.

 

Um dito popular é que o cliente sempre tem razão, que ele sabe o que quer. Qualquer afirmação que envolva os termos ‘sempre’ e ‘nunca’ usualmente é enganosa. Sabemos que a vida, e o mundo, são relativos. Esses conceitos são fluidos. Em outras palavras, nem sempre o cliente tem razão. Muitas (MUITAS) vezes ele não sabe o que quer. Ou por não ter experiência ou por desconhecimento.

 

Todos passamos por isso, mesmo eu, que costumo brincar (ou não) que as pessoas podem ter opiniões, não eu, pois meu compromisso é com a verdade. Ainda assim, muitas vezes me vejo “obrigado” a aceitar o fato de que algo que não queria fazer e fui obrigado a era o melhor, ou o mais adequado.

 

Muitas vezes precisamos de uma curadoria, de uma orientação.

 

Pode ser difícil aceitar que alguém sabe mais, tem mais experiência que nós, mas é da vida, sempre haverá alguém que sabe mais e alguém que sabe menos do que nós. E essa convivência é o que torna as coisas interessantes.

 

Aprendi isso participando da organização de congressos médicos, já há uns bons anos. É impossível agradar a todos, e sempre haverá corneta.

 

Mas, se sabemos o que estamos fazendo, contamos com pessoas experientes e com um mesmo propósito, temos que seguir em frente, a despeito de potenciais contestações surgidas de interpretações maldosas, equivocadas ou míopes do todo. Às vezes, temos o dever de dizer ao cliente o que ele precisa.


Até. 

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