quarta-feira, março 18, 2009

Paris

No ótimo blog Conexão Paris, escrito talentosamente pela Lina, um texto tem provocado muitos comentários. É a respeito de um e-mail que ela recebeu de uma pessoa que morava no Japão e havia visitado Paris após ter lido o blog, e ficara decepcionada com a cidade: suja, com monumentos mal cuidados, mendigos. A Paris que a Lina descrevia não existia, era uma fantasia.

Entre os muitos comentários, dei o meu "pitaco", e lembrei do caso de Florença.

Só para lembrar: tenho amigos que visitaram Florença pela primeira vez acompanhados de outro amigo que já conhecia a cidade e não gostara. Como resultado, não gostaram também. Eu conheci Florença pelos olhos de alguém que adorava a cidade, e até hoje ela está entre as minhas minhas preferidas.

Viajar é, concluí, uma experiência completamente pessoal e subjetiva. Depende de muitos fatores, do momento de vida, da companhia, de tudo.

O melhor exemplo disso, descobri na caixa de comentários, é esse comercial da Lufthansa, de 1998. Vejam e me digam se não é perfeito?





Até.

Nenhum comentário: