quarta-feira, janeiro 11, 2006

Os Inseguros Xenófobos e Outras Idéias

Porto Alegre é o melhor lugar do mundo para se morar.

Ponto pacífico, não aberto a discussões.

Evidentemente que isso é uma verdade minha, e que só vale para mim, e por uma razão bem simples: eu nasci e cresci em Porto Alegre, e as minha principais referências de mundo estão lá. Se eu tivesse nascido em Recife, por exemplo, Recife seria o melhor lugar do mundo. Para mim, claro.

O que não quer dizer que eu ache os outros lugares ou pessoas piores que Porto Alegre ou os gaúchos só porque não são Porto Alegre ou gaúchos. Mais, o fato de eu abertamente declarar que gosto do lugar em que nasci e sempre vivi e que o acho o melhor lugar do mundo não significa que o resto é porcaria. Absolutamente nada a ver.

Nós gaúchos somos assim, gostamos do Rio Grande e de todas suas referências, tecemos loas ao nosso chão, e não em detrimento de outros pagos. Mas sempre tem os que não entendem isso.

Quando cheguei ao Canadá, por exemplo, resolvi entrar em uma comunidade do Orkut sobre o Rio Grande do Sul. Não fiquei dois dias. O problema é que volta e meia aparecia um imbecil afirmando que o RS era melhor do que todo o resto do Brasil ou dizendo que deveríamos nos separar do Brasil. Os argumentos? Obviamente preconceito e desinformação. E insegurança.

Foi então que me dei conta que uma pessoa é ou xenófoba por duas razões: ignorância ou insegurança.

É humano (no sentido de comum, não de justificável) temer o que não se conhece. É assim que a maioria se porta diante do novo, seja em que situação da vida for. Imagino que os maiores xenófobos são aqueles que nunca saíram do seu “mundinho” seguro. São aqueles que nunca viram e não gostam. Têm medo de que o diferente (novo, estrangeiro, como quiserem) venha alterar a estabilidade que possuem, de perder o que têm.

É uma visão de mundo limitada. E não é exclusiva, no Brasil, de uns poucos gaúchos. Tem gente em todo o Brasil que é assim. É o que chamamos de “bairrismo”, mas na sua pior forma.

Racismo, por outro lado, é das mais abjetas características (se é que posso chamar assim) humanas. E no Brasil existe, e muito, e da pior forma possível: velado, não falado, negado. A primeira condição para corrigirmos um erro é admitindo-o. Acho que está na hora.

*Escrevi esse texto a partir do que escreveu a Denise, lá no Síndrome de Estocolmo.

Easy Going

Não diretamente relacionado ao que escrevi, mas tem a ver.

Nunca me senti discriminado por ser brasileiro, em nenhum lugar. Mais: acho que nunca fui mal-tratado em lugar nenhum do mundo em que estive.

Por isso não entendo muito bem quando as pessoas falam que os franceses são antipáticos, os alemães são mal-humorados, os americanos são arrogantes, etc. Não tive problemas nem mesmo com agentes de imigração nos Estados Unidos. Sou um cara de sorte?

Até sou, mas não tem nada a ver com sorte essa minha experiência. Tudo é uma questão de levar as coisas na boa. E não se revoltar com o inevitável.

Ir no consulado em São Paulo tirar o visto americano?. Tirar os sapatos para entrar nos EUA, deixar as digitais?

Ficar revoltado para quê? Como diria meu pai, dois trabalhos: emburrar e desemburrar. Afinal, se eu quero entrar no país deles, tenho que seguir as regras deles. Assim é a vida, paciência.

E, claro, quem não deve, não teme.

Até.

3 comentários:

Anônimo disse...

aloooou, sô fanático por viagens!curto mto culturas diferentes!!! curti teu blog, mto legal as suas fotos! mas deve dá saudades né ??? aí vai uma dica http://voip.terra.com.br/html/download.htm esse programa realiza ligações pra fones fixos e móveis de qq lugar do mundo! se quiser trocar uma idéia comigo, tem meu e-mail!!!! abraços!!!

Anônimo disse...

Pra mim o melhor lugar do mundo...eu nao sei qual e. :P

No Brasil eu amo Curitiba. Depois Brasilia com toda a certeza. Nunca foi a PoA, nao da pra opinar.

Beijos

Mauricio Almeida disse...

Prezado Marcelo. Com certeza tenho todas as respostas para as suas perguntas mas não poderei responder agora pois a verdade pode ser chocante demais para você. por isso vou preservá-lo da verdade por mais algum tempo. Mas no momento certo todas as suas duvidas existenciais serão respondidas.
Assinado: Deus

Ps. Nesse momento Deus não sabe se você esta no Canadá ou no Brasil ou se você ainda volta para a terra gelada.