domingo, janeiro 15, 2006

A Sopa 05/26

O primeiro final de semana do inverno.

Viver entre dois hemisférios é assim: saio segunda-feira do verão e chego terça no inverno. Ao menos era isso o que eu esperava, mas por uma concessão de seja lá que forças que regem o funcionamento do mundo, cheguei em Toronto no outono, evidentemente um outono fora de época. Acaso, sorte, benção, chamem como quiserem, foi uma surpresa agradável. E até certo ponto necessária.

Sim, porque não é simples deixar o verão para trás e ingressar assim, de súbito, num inverno rigoroso. É justamento para isso que foram feitas as estações intemediárias, primavera e outono. Para que nos preparemos para os extremos, para não sofrermos o “choque” da mudança.

O inverno, que deveria estar me esperando na saída do aeroporto e que benevolentemente deixou para aparecer somente ontem, é a estação da introspecção, dos silêncios, dos vinhos, dos chás quentes e das músicas melancólicas. Blues, a triste música dos escravos negros do Mississipi, é também o termo usado para caracterizar depressão, e o inverno tem a sua, the winter blues.

Mas não é disso que quero falar. Dizia eu que é preciso adaptação para receber o inverno, porque o estado anímico muda e ficamos, sim, mais introspectivos nos meses frios e de pouca luz, como é aqui no norte. Preocupava-me, então, chegar de repente no inverno.

Não aconteceu. Desde terça, quando cheguei, a temperatura vinha andando em torno dos 3 a 6ºC, alta para quem esperava vários graus negativos. E, como desde o dia da chegada – quando do aerporto fui direto para casa, rápido banho e para o hospitall – as coisas têm sido bem corridas (como vão ser até o final de junho), o sábado que passou foi o dia perfeito para entrar no clima de inverno.

Desde a madrugada, ventava muito, o que lembrou o Minuano, o vento frio e seco que sopra do oeste, e que “assobia” nas noites dos invernos gaúchos. Foi o vento quem me acordou, magrugada ainda, temperatura negativa, para me avisar que agora, sim, estou pronto para o Frio, aquele que se escreve com letra maiúscula e se trata por senhor, e que vem por aí. Se estou pronto, que venha, então, oigalê* tchê!

O sábado, portanto, foi de silêncios e leituras e pensamentos, como deve ser um bom sábado de inverno. Faltou o chimarrão e a milonga, mas foi por distração minha, o que não vai acontecer de novo.

* Oigalê é usado para exprimir admiração, espanto, alegria

Até.

5 comentários:

Anônimo disse...

E eu fiquei pulando de alegria com o frio voltando, haha!!!

O vento estava cabuloso mesmo, credo, dava medo. Beijos

Anônimo disse...

Olá!!! Estou de volta das férias e me atualizando!
Como assim 3°/6°C em janeiro?? Desse jeito, em março, qdo chegarmos já vai ser verão! ;o)

Ah! Adorei a história do "Seguuura, peão!". Ótima!!! hahahhaha

Bjocas

Anônimo disse...

É Marcelo, o Frio chegou mas já vai embora. Coisa louca !
Sugestão: suco de maça , só serve da marca Tropicana, esquenta, coloca canela se gostar. fica 10. bjs,

Anônimo disse...

Bem que eu gostaria que a temperatura aqui no Rio de Janeiro abaixasse um pouco. Se fizesse um frio como esses aqui, eu seria um dos poucos cariocas que ficaria super feliz. Abraço.

Mauricio Almeida disse...

Fala Marcelo.
Esse inverno está legal, né? Mas hoje o bicho pegou aqui em Ottawa. -20C com windChill de -30. Sabe aqueles que congela garrafa de agua dentro do carro? Pois é.
A parte boa é que reabriram o Rideau Canal que não tinha gelo suficiente (35cm of thickness).
Um abraço.