quarta-feira, março 18, 2020

Crônicas de uma Pandemia – Terceiro Dia


Primeira transmissão local. 

Ou seja, Porto Alegre apresentou um caso de alguém que não chegou do exterior, que se contaminou com alguém que trouxe o vírus de fora, ainda sendo possível rastrear a origem da infecção.

O próximo passo será a transmissão comunitária, em que já não se consegue encontrar o caso fonte. Como eu disse ontem, o círculo está fechando. 

Os Hospitais se preparam, restringem os atendimentos de casos não urgentes, e talvez seja o momento aumentar o nível de precaução e proteção. Se até aqui não havia razão para usar máscara cirúrgica para atender pacientes (aqueles sintomáticos é quem deveriam usar), a evolução dos fatos (e a necessidade de deixar os pacientes com sensação de segurança) nos leva a reavaliar essa conduta. Claro que isso após discussões virtuais com outros colegas.

O hospital em que atendo ambulatório, adotou essas medidas, e – seguindo determinação superior – hoje utilizei máscara para atender. A última paciente, com história de asma, sem sintomas respiratórios, comenta que está em treinamento em uma empresa, e que a colega que a está treinando foi afastada ontem com febre e mal-estar. Em casa, será testada para coronavírus. Pergunto qual grau de contato que teve com a colega. Próxima, me responde.

Quarentena, oriento.

Deve ir para casa por quatorze dias, enquanto aguarda o resultado do teste da colega. Se negativo, estará liberada. Se iniciar com sintomas, liga para a Vigilância. Em caso de febre alta ou dispneia, procurar atendimento.

Devo confessar que a culpa disso é minha.

Estou há 7 meses fazendo atividade física no mínimo cinco vezes por semana e, nos últimos noventa dias, cerca de 60 minutos/dia, sete dias por semana. 

Eu sabia que eu ia causar o fim do mundo...

Até.

Nenhum comentário: