quinta-feira, março 26, 2020

Crônicas de uma Pandemia – Décimo Primeiro Dia

Uma chance perdida.

Existem, para alguns, momentos em que surge a oportunidade talvez única de mudar a vida, no mínimo a sua, mas também em escala muito maior. Como dizem aqui no Sul do Mundo, quando o cavalo passa encilhado, temos que montá-lo. Outra forma de dizer é que não podemos perder o trem da história.

Sim, vou falar do Bolsonaro.

Mas não, esse não é um texto político.

Quero dizer que, lamentavelmente, e digo lamentavelmente por que ele é o Presidente de todos nós brasileiros, ele diminuiu de tamanho, se apequenou, durante a crise do coronavírus. Era a grande oportunidade que surgiu para ser um estadista, que comandaria o país durante o difícil período, que unificaria e pacificaria o país. Entraria para história por conduzir o país durante a longa noite da pandemia. Mas não é o que está acontecendo.

Comportamento errático, é mínimo que podemos dizer.

A vantagem, e méritos totais a ele, é que montou uma ótima equipe de trabalho. O Ministro Mandetta, médico, técnico num cargo que deveria ser sempre ocupado por um técnico, tem comandado a resposta brasileira à pandemia de forma brilhante. Honestamente, não queria estar no lugar dele. Torçamos que continue firme e forte no cargo. Passa segurança em meio à incerteza.

Por aqui, mais um dia de atendimentos virtuais. Ligações de pacientes, mensagens, WhatsApp. A Marina com tarefas da escola, a Jacque fazendo seminário virtual. Até desencavamos videogames que estavam guardados há muito. Joguei com a Marina o NBA 2008 no Playstation 2 para matar a saudade do basquete...

Amanhã vou ao consultório, para atendimentos presenciais e virtuais.

E virá o final de semana, sem estar com a família ou com amigos, e sem churrasco.

Sem churrasco!

São provações, mas seguimos firmes e tudo passará.

Tudo sempre passa.

Até.

3 comentários:

Vitor disse...

Marcelo, a tua opinião, como médico, é de que é necessário o confinamento? Pelo teu texto entendo que sim. Tem opiniões pra ambos os lados, inclusive entre colegas teus. Abraço. Vitor.

marcelo disse...

SIm, sou a favor do isolamento e do distanciamento social.
Mas, não, não sei por quanto tempo, nem como fazer.

Na boa, acho que ninguém sabe ao certo.

Abraço!

Sadi Zank .’. disse...

Parabéns Primo Marcelo pelo blog, tenho acompanhado todos os dias... Hoje foi muito bom ter seu posicionamento quando ao isolamento e distanciamento social... Tenho buscado opiniões diversas sobre, mas a maioria com interesses políticos... Sou empresário e falo contra mim, prefiro a saúde, a família e a vida... Economia se reconstrói... Para a nossa família, você como parte dela e autoridade na área da saúde, foi decisivo a sua opinião... Obrigado mais uma vez! Que Deus te ilumine, abençoe e te proteja sempre, a você e a família! Grande abraço, Sadi Zank