quarta-feira, outubro 02, 2024

A Música e a Passagem do (meu) Tempo

Uma história do final do século XX.

 

Bem no final mesmo, dezembro de 2000, nos estertores do milênio. Foi quando fizemos a viagem que intitulamos ‘Natal na Neve’ porque o objetivo principal era justamente passar o Natal em um local com neve. A ideia inicial era passar o Natal em uma estação de esqui no Canadá e depois o Ano Novo em Nova York.

 

Entre conversas e discussões sobre roteiro, acabamos decidindo mudar de continente e ir passar o Natal nos Alpes Italianos e o Ano Novo – o da virada do milênio – em Paris. Tem toda uma história já escrita sobre essa viagem, mas quero falar de uma música.

 

Em um trecho da viagem em que estávamos apenas a Jacque e eu (o resto do grupo estava em outro carro fazendo um roteiro um pouco diferente), paramos em um Autogrill, rede de restaurantes e lojas de conveniência de estrada nas grandes rodovias italianas (e até francesas, se não me engano), e, após um café, compramos um CD (era o século passado) de nome “Mais das melhores dos Anos 80”. Em outras palavras, havia um CD com as melhores, e esse eram “outras melhores”, ou – talvez – nem tão melhores assim, sei lá.

 

O fato é que compramos e o disco abria com “Don’t You (Forget About Me)”, do Simple Minds, gravação de 1985. É difícil, concordo, definir as melhores. De qualquer forma, decidimos que essa seria a música de começar o dia. Era a primeira que ouvíamos quando saímos de carro. Virou uma marca.

 

Façamos, então, um salto no tempo.

 

Estamos em 2024, e a Marina – nascida quase oito anos após essa viagem – é vocalista daHouse Band da School of Rock Benjamin POA e uma das músicas do repertório que a banda toca em seus shows é – vejam só – “Don’t You (Forget About Me)”, a (nossa, da Jacque e minha) música de iniciar o dia de quase um quarto de século atrás em nossa viagem para passar um ‘Natal na Neve’. Não tinha me dado conta disso até a Jacque chamar minha atenção para o fato.

 

Que coisa louca e maravilhosa é essa vida, penso sempre.


Até. 

Nenhum comentário: