quarta-feira, outubro 16, 2024

Aula de Como Viver

Sempre aprendendo.

 

Um dos meus objetivos de vida é esse, aprender constantemente. Procuro ser, ou, melhor, sou humilde o suficiente para saber que todos sempre tem algo a me ensinar em virtualmente todas as situações. Algumas vezes mais, outras menos, evidentemente. 


(E isso não tem nada a ver com o fato de as pessoas poderem ter sua opinião, mas eu não, eu tenho um compromisso com a verdade...)

 

A vantagem de conviver com pessoas (algumas muito) mais experientes do que eu, é a oportunidade que tenho de conversar, ouvir suas histórias e ensinamentos. Trocar ideias, ser orientado mesmo que o interlocutor não tenha a exata noção disso. E, além disso, circulo atualmente por ambientes bem diversos, e posso conhecer pessoas com vivências bem diferentes das minhas.

 

Tenho saído da minha bolha.

 

Ou, talvez, a minha bolha esteja se tornando cada vez maior (o que facilita – veja só – que ela seja rompida).

 

Não era da minha bolha que queria falar, contudo.

 

Ontem, como de rotina, parei para um café da Associação dos Médicos do Hospital São Lucas, ambiente de convivência entre colegas (como já falei inúmeras vezes) que foram meus professores e agora são amigos, e uma conversa acontecia. Parei para ouvir, evidentemente.

 

Dizia esse colega que foi meu professor, psiquiatra, que – do alto dos seus setenta e dois anos – continuava trabalhando e, de segunda a sexta-feira tinha essa idade, setenta e dois, mas nos finais de semana tinha muito menos, às vezes quinze, outras, vinte anos. Fisicamente, não negava sua idade e aparência, mas sentia-se e de certa forma agia como se tivesse muito menos quando não era “obrigado” a se portar como um médico de respeito de setenta e dois anos. E que era ele em todos esses momentos.

 

Que já não iria escalar uma montanha ou saltar de paraquedas, mas ainda se divertia muito, aproveitava muito. 

 

Perfeito.

 

Que aula, que aula.

 

(ah, ele foi um dos homenageados da minha turma de medicina há 30 anos).


Até. 

Nenhum comentário: