quarta-feira, novembro 06, 2024

E agora?

Qual a (tua) medida do sucesso?

 

O que (para você, e para mim) é sucesso?

 

Essas são (mais) algumas das perguntas recorrentes que me faço, quando penso na vida, quando avalio e reavalio como estou vivendo, de onde vim, onde estou, para onde estou indo e, tão importante quanto as outras perguntas, para onde quero ir. Sim, porque estou constantemente, quase em real time, ajustando o rumo da vida.

 

Podemos usar a metáfora de um veleiro, de como ajustamos as velas conforme o vento, para que consigamos seguir em direção ao rumo proposto, sabendo que nem sempre, ou, melhor, quase nunca, será uma linha reta que nos levará ao nosso destino. Assim é a vida, e assim vamos indo.

 

Eu falava de sucesso, contudo, e da medida dele, de como avaliamos, ou julgamos, o nosso sucesso e o dos outros. Quais critérios devem ser levados em conta nessa avaliação?

 

É bem pessoal, e cada um deve saber o que é importante para sua própria vida. E é por isso que as comparações com as vidas dos outros são inúteis, e normalmente ruins, prejudiciais. Cada pessoa tem seus valores, suas prioridades, suas experiências prévias, suas próprias dificuldades. A definição de sucesso, como eu disse, é pessoal, única.

 

Não devemos nos comparar com os outros.

 

Essa é uma das chaves para a paz de espírito. 

 

Eu tenho tentado não me comparar com ninguém mais (exceto com quem eu era antes).

 

Nem sempre consigo...

 

Até.

Nenhum comentário: