Tive insônia essa noite.
Não é comum isso comigo, dificuldade para dormir. Sou conhecido, melhor, sempre me vi e me considero alguém que dorme bem, independente do que está acontecendo comigo ou com o mundo. Se estou ansioso, posso levar mais tempo que o habitual para pegar no sono, mas só. Perder o sono, nem pensar.
Com os anos, é claro que o padrão do sono mudou, assim como com as atividades da vida, que também interferem. Até março desse ano, conseguia acordar cedo a ponto de ir para a academia ainda antes de trabalhar, mas depois não consegui mais, tanto é que fui obrigado a rearranjar minha agenda para manter a atividade física regular. Aliás, atividade física que é um dos principais determinantes para uma vida boa, assim como um senso de comunidade, de pertencimento.
Esse é um dado científico, a partir do mais longo estudo de coorte já feito, que iniciou nos anos trinta do século passado e procurou determinar justamente isso, os determinantes para uma boa vida. Acompanharam mais de setecentos indivíduos por toda sua vida (restam poucos vivos dos originais, já na casa dos cem anos) e viram que – assim como a atividade física – as boas relações, o senso de pertencimento a algo maior que nossas vidas individuais, o senso de vida em comunidade, esses eram fatores importantes na longevidade e na qualidade de vida das pessoas, independente de classe social e condições econômicas.
Eu sempre soube isso, instintivamente.
O que explica minha eterna necessidade de fazer parte, de me sentir parte, da vida em grupo, da vida em comunidade. Dos projetos em grupo e outros. Ser um ser social, enfim, mesmo que às vezes eu precise (todos precisamos) ser ilhas, estar isolados e em silêncio.
Mas falava que tive insônia essa noite.
Demorei a dormir, envolto em pensamentos aleatórios e sobre planos e projetos para o ano que está ali, logo depois do recesso que se inicia na próxima sexta-feira no final do dia. Depois, por volta das duas e meia, conforme combinado, tocou o telefone e sai para buscar a Marina em uma festa. Na volta, novamente dificuldade em dormir.
Quando tocou o despertador antes das sete, respirei fundo e me levantei. A semana ainda será corrida, mas é a última de trabalho em 2024.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário