quinta-feira, outubro 14, 2004

Porto Alegre

Estou me dando conta que é uma sorte eu estar longe de Porto Alegre nesta época pré-segundo turno. Mas também é um enorme azar.

A sorte é que não preciso ficar exposto o tempo todo a - ao menos para mim - entediante discussão entre os eleitores do PT e os "não-eleitores do PT", entre os primeiros incluídos os "esquerdinhas festivos e teóricos" entre os últimos os anti-PT radicais. Por outro lado, por estar distante, procuro me manter informado pela internet e grupos de discussão, em particular o Orkut. O que acaba sendo um azar...

Neste, faço parte de uma comunidade chamada 'Porto Alegre', que nas últimas semanas foi invadinda por brigas (brigas, não debates de idéias, que seriam benvindos) entre eleitores do Raul Pont e do José Fogaça, candidatos no segundo turno nas eleições para prefeito de Porto Alegre. É irritante.

Se fossem discussões relacionadas a projetos de governo, propostas, ideologias até, tudo bem. O problema é que os "debates" giram em torno quem não fez isso, quem mente, quem tem apoio da midia e do empresariado. Teorias conspiratórias saltitam nestes fóruns de discussão.

Uns, por um lado, acham que o PT tem que ser retirado do comando da cidade porque é o PT, e se é PT é ruim. Quase posso ver alguém dizer que eles são comunistas, e comunistas comem criancinhas, uma inverdade, quando todos sabem que quem faz isso é o Micheal Jackson...

Outros, parecem acreditar que Porto Alegre não existia antes do PT, que as coisas boas da cidade são única e exclusivamente responsabilidade do partido dos trabalhadores, e se o outro partido ganhar a eleição, será o caos e tudo piorará. Estou esperando aparecer algum artista famoso na televisão dizendo que tem medo do que Porto Alegre pode se transformar se o PT não ganhar.

Me pergunto se eles realmente acreditam no que estão dizendo / escrevendo / discutindo.

Não pode ser sério.

2 comentários:

Mauricio Almeida disse...

Olá Marcelo.
Estou tão feliz em não ter que pensar em Marta e Serra em SP... Por isso que no Orkut não quis saber de nenhum grupo sobre minha cidade.
Abraço.

Anônimo disse...

Fala Marcelo,

Finalmente criei vergonha e coloquei o link da Sopa na minha lista :)

Amanha o Luciano vai fazer a despedida dele no Yummy, vc vai por la?

Abraco!

Gean