quarta-feira, novembro 24, 2004

O Início

A Sopa nasceu muito antes de vir para o Exílio.

Foi no dia 30 de julho do ano 2001, logo após a realização da 5ª Sopa de Ervilhas Anual do Marcelo. Até hoje, ela é enviada por e-mail aos assinantes (quem quiser receber, é só solicitar) além de, desde junho, também aqui no blog. Além dos meus textos, regularmente publico textos de colaboradores. Abaixo, reproduzo a primeira edição:

"Hoje é segunda-feira, no sábado foi a 5ª Sopa e você deve estar se perguntando se eu não tenho mais o que fazer do que ficar brincando de escrever um jornalzinho na internet. Talvez não tenha, ou considere esta uma das coisas que DEVO fazer. O importante é que a idéia é transformar o antes denominado "SopaNews" neste A Sopa, um semanário eletrônico que servirá para atualizar as pessoas sobre a Banda da Sopa, e também sobre os Perdidos na Espace.

Falando um pouco da 5ª Sopa de Ervilhas Anual do Marcelo, que se realizou sábado, dia 28/07, no Veleiros do Sul. É possível dizer que deu tudo certo: a preparação, a sopa em si, e o show da Banda. Novamente, e como sempre, não teria conseguido fazer tudo sem a ajuda fundamental da Jacque, grande parceira e co-autora do evento, apesar de o seu nome não constar nos créditos. Agradeço sua colaboração publicamente neste espaço que não é tão público quanto eu gostaria...

Em termos de público presente, foi o maior evento desde a sua criação, em 1996, quando oito pessoas serviram de cobaia para a primeira vez que eu fazia uma sopa de ervilhas. Contabilizamos, sem contar as crianças abaixo de cinco anos, 44 pessoas, o público por mim esperado, apesar de terem sido convidadas mais de 80 pessoas. Esta diferença entre os convidados (com antecipação e confirmação de cerca de 60 pessoas) e os presentes leva a uma pergunta: é o frio, o sábado de noite, o desconhecimento do evento, outros compromissos ou a pouca consideração pelo anfitrião o motivo das faltas? Talvez um pouco de tudo, talvez existam outras razões, não importa nem um pouco. O que importa são aqueles que saíram de casa num sábado à noite de muito frio para sentarem em torno de uma mesa entre amigos, conversar, rir e se esquentar com uma sopa quente.

Porque a Sopa de Ervilhas Anual do Marcelo é para ser isso: uma grande confraternização de amigos que, se por alguma razão não se encontram mais vezes, pelo menos na Sopa se reúnem. E se alguém precisa tomar a iniciativa de fazer esta reunião, ótimo que seja eu. A satisfação de ver todos reunidos na Sopa compensa todo o desgaste físico da sua preparação, que começa meses antes e incluiu a definição do lugar, número de convidados, ensaios da Banda, convites, confirmações, compra dos ingredientes e bebidas e a preparação. A preparação da sopa em si começa na véspera, cozinhando as carnes, picando salsinha e os ovos e, no dia, quando chegamos lá 6 horas antes dos primeiros convidados para terminar de fazer a sopa, arrumar as mesas, montar a estrutura do show e passar o som.

Pode ter sido esta a última, e sempre é assim, porque esta é outra das marcas da Sopa: o importante é a de hoje, sei lá se vai haver de novo no próximo ano. Se não houver, o que ficará será a ótima impressão que esta deixou. Por isso que a cada ano está melhor, maior e mais divertida.

E devemos tudo isso aos amigos, que são o que há de mais importante no mundo, junto com a tradição, a família e a propriedade :-)

Valeu mesmo e quem sabe ano que vem tem de novo."

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marcelo, vim retribuir as suas visitas. Legal o teu espaço. Pelo jeito você chegou em Toronto nao faz muito tempo, adoro essa cidade. E pelo jeito você vem dos mesmos pagos que eu também. Um abraço.
Ana Lucia
http://arte.typepad.com