quarta-feira, abril 23, 2025

Imposto

 Eu não gosto de pagar imposto sobre a remuneração do meu trabalho. Aliás, ninguém gosta. Quanto a pagar imposto sobre renda (renda, obviamente, é diferente de salário), eu acho justo. Bem simples.

 

Não quero falar disso, contudo.

 

Dizem que as coisas não funcionam no Brasil, e – em boa parte das vezes – as pessoas têm razão. Temos muito o que melhorar em muitos aspectos, e confesso que não tenho muita convicção se algum dia vamos chegar lá, no mesmo nível de países desenvolvidos. Gostaria, claro, mas não sei mesmo.

 

Preciso dizer que temos alguns nichos de excelência no país que devem ser reconhecidos e, por mais que sejam em setores que de certa forma nos desagradam, devem ser reconhecidos. E não tem como não falar da Receita Federal e do sistema do Imposto de Renda, o famoso Leão. A cada ano fica mais simples o acerto das contas. Para quem nunca sonegou imposto, que declarou tudo o que deveria ser declarado e sempre pagou mais imposto do que gostaria (ninguém gosta, como eu já falei), a vida fica progressivamente mais simples.

 

A declaração já previamente preenchida é uma mão na roda, bastante apenas conferir a correção dos dados. E, a partir desse ano, o fornecimento de recibos online por profissionais de saúde tornou ainda mais fácil a vida do contribuinte.

 

Já que não temos como fugir de pagar impostos, que o sistema seja simplificado para nós, pessoas físicas.

 

Até.