Recebi ontem a visita de uma representante da indústria farmacêutica no consultório. Faz parte do trabalho deles, trazer amostras de medicamentos e mostrar alguns estudos sobre os produtos que estão anunciando. Convidou-me para um evento médico em um restaurante japonês amanhã, quinta-feira. Achei ótima a ideia, até que falou que amanhã é dia 27.
Percebi, então, que amanhã é dia de ir ao Opinião para o show da Graforréia Xilarmônica, evento que está em minha agenda há vários meses. Não poderia ir, pena. Perguntei, por acaso, quem seria a pessoa que daria a aula, e ela respondeu que seria uma aula online, com um colega de São Paulo. Por sorte, já tinha dito que tinha outro compromisso e não poderia ir, porque – caso contrário – teria que dizer a ela que ABOMINO eventos online patrocinados pela indústria farmacêutica.
Nada contra a empresa, nada contra o palestrante.
Tudo contra sair de casa em uma quinta-feira à noite, depois de um dia longo de trabalho, para assistir uma aula online. Não que eu nunca vá, mas quando vou é para encontrar amigos e jantar, nunca pela aula. Quando há um palestrante presencial é um pouco diferente, mas ainda assim vou pelos amigos.
Lembrei, então, que há um tempo fiz um ranking de qualidade para esse tipo de evento, e até comentei com algum representante da indústria, e talvez seja por isso que não sou mais convidado para esses eventos como era no passado...
O melhor evento sempre é o presencial, em um restaurante, no meio da semana, em que o palestrante e a audiência são de amigos. Assiste-se à aula, sempre se aprende algo, e ainda jantamos com os amigos. O meio da semana sempre é melhor que o final de semana.
O pior de todos (minha opinião, minha opinião) é o evento online em um sábado de manhã para assistir de casa. É praticamente ofensivo querer minha atenção. É o momento mais sagrado, mais caro da minha semana. Em segundo, são os eventos presenciais em sábados de manhã, a não ser que sejam fora de Porto Alegre, em que se viaja na sexta, jantamos e assistimos ao evento no sábado de manhã antes de voltar correndo para casa no voo mais cedo possível. No ranking, ainda estão os eventos online para assistir em casa em uma noite de semana, após um dia de trabalho. Pensando bem, depois da pandemia, esqueçam os eventos online, por favor.
Relações pessoais e presenciais, relações pessoais e presenciais.
Até.