domingo, junho 05, 2005

A Sopa 04/46

Acho que existem poucas coisas mais deprimentes no mundo que passar um sábado à noite assistindo a um jogo de futebol dos times daqui do Canadá na TV. Até onde sei, o governo canadense não permite que pessoas que moram sozinhas, ou que tenham alguma tendência depressiva, assistam a esses jogos. Ainda mais esse ano que não houve temporada de hóquei. Acho que é por isso que eles sempre passam uns filmes legais no sábado à noite na TV: contassem apenas com o futebol, o índice de suicídios na Canadá seria o maior do mundo.

Vocês que não tem acesso a alguns documentos ultra-secretos do governo americano podem não saber, mas eu, que conheço gente que conhece gente que conhece gente, tive acesso a alguns arquivos do FBI e da CIA que comprovam (atenção, eles vão negar a existência desses documentos, e corro risco de vida por estar revelando isso a vocês, mas tudo pela informação jornalística. Se eu desparece,r assim, do nada, saibam que esses documentos estão muito bem guardados e que aparecerão na FOX News, no programa do Geraldo… não, não aparecerão, quem eu quero enganar? Anyway, eles serão entregues à imprensa, podem confiar, NINGUÉM VAI ME PARAR NA BUSCA DA VERDADE!) que esses massacres que ocorrem eventualmente em escolas americanas, em que alunos entram atirando e matam várias pessoas e depois se matam, todos os atiradores era fãs da liga de soccer aqui do Canadá, e assistiam aos jogos sábado à noite… É verdade. Mas eu falava do soccer aqui do Canadá, e dos deprimentes sábado à noite assistindo-os na TV…

É lamentável, podem acreditar. Não, eu não assisti. Não sou patético a este ponto, de ficar assistindo soccer canadense na TV num sábado à noite. Eu fiquei vendo basquete, as finais da NBA. Quando acabar a NBA? Filmes, com certeza…

Mas não vou negar que antes de começar Detroit Pistons X Miami Heat, sexto jogo da final da Conferência Leste, eu dei uma olhadinha em Toronto Lynx e um outro que estava ganhando. Mas foi bem pouco, até porque comecei ouvir uma voz dizendo “Pula a janela, pula a janela”. Como moro no 21º andar, achei melhor mudar de canal.

Mas no pouco tempo em que assisti aquilo que chamam de soccer, me senti bem. Paradoxo, eu sei, mas fácil de explicar. Passei a ver os jogos que jogávamos aos sábados de manhã lá no campo em frente ao hospital da PUCRS, em Porto Alegre - só os médicos - com outros olhos. Não eram tão ruins assim, como podem alguns desavisados pensar. Poderíamos tranquilamente jogar a USL, United Soccer League, que compreende times dos Estados Unidos e aqui do Canadá.

Claro que isso pode ser aquele papo de “Quer parecer magro? Anda com gordos”, mas quem se importa?

Até.

------------------------------------------------------

Bar Politicamente Incorreto

by Nelson Lehman

Recomendo, em Tramandaí, o Bar do Müller. Trata-se de uma espelunca muito discreta, apesar de situar-se na “Emancipação”. Comidinha boa e barata em porções generosas. Especialidade é o mocotó. Mocotó com suco de pimenta, uma barbaridade. O velho Müller atrás do balcão com seu palheiro. O filho servindo de garçon. O neto engatinhando entre as pernas dos clientes.

Ali se reúnem aposentados, em maioria. Todos se conhecem. A conversa alcança até quem está na outra mesa, a dez metros. Assunto é futebol e política. O primeiro é levado a sério, o segundo é na piada.

Bebe-se e fuma-se à vontade.

Mas o que chama a atenção mesmo é a figura que pontifica de intelectual naquela irmandade. Vocabulário sofisticado, estórias de viagens, sentenças filosóficas. Tirando os brigadianos, os senhores ali apresentam nítidos traços de ascendência alemã ou italiana. Mas o mestre, erudito e culto ali, é negro. Negro mesmo. E baixinho.

Ninguém ali sabe o que é nem raça nem racismo.

Como nossas teses acadêmicas passam longe da realidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rsrsrsrsrs
Eu me recuso a ligar a tv num sabado a noite. Fico com o olho explodindo de ardencia, mas passo a noite inteira no pc se precisar.
Beijao

Anônimo disse...

Sabado a noite eh mesmo uma negacao. Ateh jogo da selecao brasileira eh chato (experimente estar aqui durante a Copa, zzzzzzzzzzzzzz), eles tem um talento indescritivel para trasnformar futebol em tedio.
Nao eh a toa que nao eh popular aqui, neh.
Assim como eles nao gostam de feijao. Tambem, do jeito que eles preparam feijao, ateh eu odiaria se fosse soh assim que eu conhecesse o prato!!!

Cuidado aih, morando no 21 andar... Poe aquelas telas de protecao, em caso de vc sentir uma grande urgencia em pular...rsrsrsr:)

Luly :) disse...

Oi, Marcelo!

Só de ter que assistir TV no sábado à noite eu já acho deprimente... Não sei o que é pior: o soccer canadense ou o Zorra Total daqui... Affeee...

Bjoca

Luly :)

Anônimo disse...

É cara, o futebol aí deve ser um tédio.... aliás, to pensando em fazer uma peneira no Toronto Lynx quando eu chegar por aí, o que você acha? E concordo com Luly.... Zorra Total tb é ridiculo.. abraços!