quarta-feira, setembro 28, 2005

Aborto

Nós na rede

Hoje, 28 de Setembro, é mais um Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe, e os blogueiros do grupo blogleft estão puxando mais um movimento Nós na Rede. Assim como no Sete de Setembro, estou me juntando a eles e escrevendo sobre o assunto.

Aborto é uma questão de foro íntimo da mulher.

Essa é a premissa número um do que penso sobre o assunto. Acho que o Estado, a Igreja ou quem quer que seja jamais deveria interferir no assunto. Nunca, sob hipótese nenhuma. Qualquer outra consideração sobre o assunto é criminosa. Simples assim. Não se pode legislar sobre o corpo da mulher, que é o que querem fazer e fazem aqueles que advogam sobre o assunto, que fazem leis que tornam o aborto crime. É pura hipocrisia.

Que fique claro: não sou a favor do aborto. Defendo intransigentemente a liberdade de escolha da mulher (e de quem mais ela quiser envolver na decisão, porque é ela quem vai passar por todo o processo físico - gravidez ou aborto - e por todo o processo emocional). Tenho certeza que NUNCA é uma decisão fácil, nunca é sem traumas. Ninguém precisa do estado ou de religião para acrescentar mais culpa e mais dificuldades ao assunto.

Esse é um lado.

O outro é de que é hipócrita manter a opção do aborto na ilegalidade porque isso acaba apenas impedindo o acesso de quem não tem como pagar particular e que acabam nessas clínicas sem condições mínimas, nem mesmo de higiene, ou fazendo em casa elas mesmas. E muitas morrem, diariamente, enquanto as que têm dinheiro ficam em clínicas com todo o conforto e segurança. Sejamos claros, aborto é ilegal para quem não pode pagar.

O aborto não pode ser crime.

Até.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse assunto e tao complicado, foi discutido ate no blog de uma amiga minha recentemente.
Eu sou a favor do livre-arbitrio sempre. Quanto a mim, eu seria GERALMENTE contra, se ficasse gravida de um namoradinho qualquer, talvez tirasse. Se fosse do Michael, manteria. Acho que e sempre melhor manter, mas se a mulher nao esta preparada MESMO, que nao tenha. O que esta rolando, porem, e a banalizacao do aborto. Ja vi casos no Brasil de meninas de 17-18 anos que ja tinham abortado mais de duas vezes - ai nao da MESMO, ne?! Alguem enfia juizo na cabeca da louca, por favor. Mas como falei antes, livre-arbitrio. Beijos

Anônimo disse...

Olá, otimo o seu post.
A gente sabe que nenhuma mulher faz um aborto por escolha. É sempre uma decisão dificil e sofrida. A gente briga por ofertas de contracepção para que ela não chegue a engravidar. Mas se for imprescindível o aborto, que o Estado ofereça condições dignas.
Sem preconceito nem moralismo.
Bj

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Estou com você... totalmente com vc.
Eu não sei se teria coragem de fazer aborto (claro que agora menos ainda), mas defendo a idéia das mulheres serem donas do próprio corpo e de sua própria decisão. Acho um absurdo dizerem... "mas ela procurou, ne?!"...Gostei da ultima frase, ilegal para quem??? Com certeza para quem não pode pagar.
Acho que ao invés disso, deveriamos achar um modo de prevenir a todo custo uma gravidez indesejada.
bjs

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Estou com você... totalmente com vc.
Eu não sei se teria coragem de fazer aborto (claro que agora menos ainda), mas defendo a idéia das mulheres serem donas do próprio corpo e de sua própria decisão. Acho um absurdo dizerem... "mas ela procurou, ne?!"...Gostei da ultima frase, ilegal para quem??? Com certeza para quem não pode pagar.
Acho que ao invés disso, deveriamos achar um modo de prevenir a todo custo uma gravidez indesejada.
bjs

Anônimo disse...

Oi Marcelo,
Sou 100% a favor da descriminalizacao do aborto, ate porque minha irma e geneticista e luta pela causa das maes que querem fazer aborto, pois carregam fetos com anencefalia congenita, cujo destino ja esta tracado. Nem sabia da existencia da campanha.
Abracos, Laila.

Queila disse...

Quando etava no college aqui em Montreal recebi um folhetinho que tinha por intuito explicar os diferentes métodos anticoncepcionais disponiveis. Qual não foi a minha surpresa ao ver o aborto como uma opção. Fiquei triste. Aborto não pode ser visto como método anticoncepcional. A banalização do aborto me assusta.
Q