quinta-feira, setembro 29, 2005

Também por aqui

Após a “blogagem” coletiva discutindo a questão da descriminalização do aborto, voltemos às questões mais profundas.

Os elevadores.

Já escrevi sobre isso, com certeza há mais de um ano, a estranha relação que nós, humanos, temos com elevadores. Por mais absurdo que pareça, nos portamos como se eles tivessem vida própria. Primeiro, pensei que fosse um comportamento típico nosso, brasileiros. Sei lá, algo de terceiro mundo, vai saber.

Mas estava enganado.

Aqui no Canadá é a mesma coisa, mas eventualmente pior. Sério.

Veja o caso dos elevadores da nova ala leste do Toronto Western Hospital. A New East Wing, em cujo sétimo andar fica o Respiratory Research Lab e cuja a sala 455 é a deste que vos escreve, e que tem um poster da Baía de Guanabara no final de tarde, o tom dourado do crepúsculo dando o tom do quadro, tem quatro elevadores. E eles falam.

Sempre, ao abrir a porta em qualquer andar, por exemplo o sexto, além da seta externa que indica se o “veículo” está indo para cima ou para baixo, há uma mensagem que diz ‘sixth floor’ e o sentido da viagem ‘going up' (ou down). Ou seja, informa qual o andar e se sobe ou desce. Impossível de haver dúvidas: há um bip, há seta acende indicando a direção, a porta abre, o elevador diz o andar e que está indo para cima.

Mas sempre tem alguém que pergunta.

Going up?

Já pensei em mil respostas diferentes para a situação, mas nunca disse nada, afinal sou um cara educado. Só que sempre lembro daquela série da revista Mad, “Respostas Cretinas para Perguntas Imbecis”. Era muito engraçada…

Pois é, os elevadores falam. Isso deve acentuar a crença das pessoas de que eles têm vida própria, auto-determinação. Bobagem. Eu não acredito, ele são apenas máquinas.

De qualquer forma, quando chego no meu andar, ao desembarcar, sempre digo um ‘thank you’. Vai saber…

Até.

4 comentários:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Melhor prevenir, né? Vai saber... ehehehehe
bjs

Anônimo disse...

Pois é meu querido! O pior é que eu sempre pergunto: Going up? Talvez esperando que o elevador me responda..... Mesmo apesar de todas as sinalizações... e com certeza vc não é o único que pensa assim...
Posso te dizer que a gente pergunta só p ter mais uma certeza apesar de todas as indicações.... Puts... ser humano é complicado, né?????

Anônimo disse...

Aqui faz um bip, pisca a luzinha...e os idiotas entram no elevador do mesmo jeito.

Normal.

Beijos

Anônimo disse...

Na descrição do seu blog está escrito "Porque é rerência". Vc não queria ter escrito "referência"? Acho que vc cometeu um erro de digitação aí. Tá avisado. ;-)

Túlio Brunhara
tuliofbrunhara@gmail.com