segunda-feira, setembro 05, 2005

Azedo, eu?


DSCN4278
Originally uploaded by Marcelo Tadday.
A foto ao lado foi tirada no Museu de Arte Moderna de Nova York, e ficou perfeita para a função que pretendo dar e ela: de ser um logo quando eu não estiver de bom humor ou escrever sobre assuntos que me tiram a paciência. Algo como, ‘Marcelo, o limão’. Bom, deixa pra lá…


#

Vinha pensando sobre o que aconteceu em New Orleans. Não só pensando, mas lendo os relatos de várias fontes diferentes, assistindo na televisão (as aqui do Canadá, a CNN), etc. Mantenho o mesmo choque – vamos dizer – misturado com uma certa incredulidade perante as imagens de algo que pode ser definido como a ‘crônica de uma morte anunciada’, pois desde de 2001 já se dizia que os diques de contenção poderiam romper e nada se fez sobre isso.

Também o fato de que as principais vítimas são negros e pobres, aqueles que não tiveram como deixar a cidade a tempo, porque não tinham carro ou outro meio de fuga, é também simbólico (ou não) da desigualdade social que – apesar de tudo – impera no grande irmão do sul de onde estou temporariamente. A demora no reação do governo, a falta de preparação, tudo ocorreu porque as vítimas não eram wasps, e podiam ser consideradas collateral damage? Pergunta que todos tememos responder

Confesso também que me causa um certo desconforto ler algumas pessoas dizendo que foi bom (?) o que aconteceu em New Orleans, que foi algo como um castigo para os Estados Unidos, pelo seu comportamento imperialista e blá blá blá. Esse é um dos momentos em que ficar quieto seria a atitude mais adequada, infinitas vezes mais inteligente que dizer uma estupidez dessas. Não é preciso nem comentar mais uma idiotice dessas.

Anyway, uma das questões que foram levantadas em meio ao caos vigente é exatamente relacionada à preparação ou não do país para lidar com esse tipo de evento, e – por extensão – com possíveis ataques terroristas de grandes proporções, químicos ou biológicos. Ou o quando vier o ‘Big One’, o grande terremoto que vai “rachar” a Califórnia ao meio, e que é esperado para um futuro não muito distante.

Loucura, loucura.

Até.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem contar com os estupros cometidos naqueles campos cheios de gente. Eu acho isso um ABSURDO, fiquei revoltada quando ouvi.

Os US acham que estao preparados pra muita coisa...mas nao estao nao. E Canada tambem nao esta, e nem Brasil e por ai vai. Beijo

Luly :) disse...

Concordo com a Jacque e com vc!!! Sacanagem essa demora toda... e os outros países prontos pra ajudar e não recebem o "aceite" da Casa Branca??
Indignação!

Bjocas