quinta-feira, junho 19, 2025

Déficit de Atenção

Não é um diagnóstico que se aplica a mim.

 

Nunca foi um problema em minha vida, apesar de muitas vezes eu me ressentir pela eventual falta de foco e, mais, persistência e disciplina em diferentes atividades a que deveria ou gostaria de me dedicar mais. Ao longo do tempo fui aprendendo e conquistando, digamos assim, essa coisa de disciplina.

 

O que poderia talvez parecer para alguém uma dificuldade em focar em um único tema, ou a ausência de concentração, não é isso realmente. Tenho, sim, múltiplos interesses que ocupam meu tempo, digamos assim, e que requerem minha (rá!) atenção, muitas vezes simultaneamente. Mas realmente nada a ver com déficit de atenção.

 

Quanto aos meus múltiplos interesses, bom, esses só aumentam e podem dar a impressão ou a sensação de que não me dedico a nada, o que não é verdade. E tenho pensado nisso principalmente com relação ao meu ofício de médico. Recorrentemente me preocupa que os colegas me vejam como alguém menos dedicado ao trabalho médico do que deveria porque tenho outros interesses e/ou atividades, o que - mais uma vez - não é verdade.

 

Mas é o preço que (acho) tenho que “pagar” por minhas escolhas. Ou não. Sei lá.

 

Até.