segunda-feira, junho 16, 2025

Sobre o Caminho

Abdicar.

 

Toda decisão tem suas consequências. Todo caminho que tomamos, todo rumo que seguimos, toda opção que fazemos, sempre implica em abrir mão de possibilidades. Toda decisão é, também, uma renúncia. Temos que ter a sabedoria de saber lidar com esse fato.

 

Independente do quão certa uma decisão é para nós, sempre que decidimos algo, seguimos por um caminho, estamos renunciando às outras opções possíveis, fechamos uma porta a tudo que aquela rota não tomada potencialmente nos proporcionaria. Mesmo que tranquilos e certos do nosso caminho, ainda assim estamos “perdendo” algo.

 

Por isso é que nem sempre, ou quase nunca, é fácil se decidir. Temos que escolher uma rota e abrir mão de todas as outras possíveis. Esperar que o caminho que tomamos tenha menos obstáculos que aquele que não escolhemos, ou que seja aquele que nos leva aonde realmente queremos chegar.

 

Mas também devemos saber, e entender, que quase nada na vida é definitivo. Que sempre podemos repensar e reajustar o rumo, refazer caminhos, rever pessoas, corrigir. Virtualmente nenhuma opção que fazemos não pode ser alterada ou modificada.  

 

Levei tempo para aprender/entender isso.

 

E hoje em dia tento ensinar isso para os que estão à minha volta.


Até.