quarta-feira, março 01, 2006

Pensamento Mágico

Todos cultivamos algum grau de pensamento mágico. É divertido, animador, e dá uma cor diferente às nossas vidas.

Começa na virada do ano. Acreditamos, e essa crença é estimulada por todo o mundo, que tudo mundo de trinta e um dezembro para primeiro de janeiro. Como se ao pular ondas, deixássemos para trás tudo o que fomos e fizemos no passado e pudéssemos começar tudo de novo, do zero. É uma forma de nos sentirmos estimulados a continuar a vida. E, que fique claro, não acho isso ruim. Claro que, em determinadas situações, o pensamento mágico pode ser prejudicial, como no caso dos gremistas, que acreditavam que o time não cairia para a segunda divisão porque “tinha camisa”…

Eu mesmo, durante o tempo, por razões que nem lembro mais, acreditava que os anos pares eram melhores que os anos ímpares. Dois mil e seis seria melhor que dois mil e cinco pelo simples fato de um ano ser par e o outro ímpar. Baita bobagem. Seria o mesmo que acreditar em numerologia, e nisso eu nunca acreditei. De qualquer forma, encontrava razões para justificar a minha teoria. Aliás, eu sou bom em teorias, mas isso é outro assunto. O que quero dizer é que vivo agora um momento de pensamento mágico.

Começou março.

O que significa isso?

Significa que a primeira das duas primaveras desse ano vem aí. Lembro do ano passado, quando a chegada do mês em que começa a estação do renascimento da vida fez a cidade mudar de astral, mesmo enquanto ainda era frio. E foi o que vi hoje.

É pensamento mágico, claro. Hoje não foi muito diferente de ontem. Amanheceu frio como nos dias anteriores, mas um dia de sol. A temperatura, que era de -9ºC logo cedo, quando saí de casa, subiu até –3ºC. Caminhei o trecho entre o hospital e o laboratório onde passei a tarde, sentindo o sol aquecer – mesmo que timidamente – o meu rosto. O céu azul manteve-se impassível por todo o dia, sinalizando que os dias vão ficar mais longos e vão aquecer.

Não pude deixar de sorrir.

Até.

3 comentários:

Anônimo disse...

Começou março... significa que falta menos de 1 mês pra eu me mudar pro Canadá!!!! Pânico!
:)

Bjocas

Anônimo disse...

Eita, comecou a primavera. E eu estou rezando novenas em casa pro verao desse ano nao ser tao nojento quanto o do ano passado.

E eu li do Big Mac e fiquei :O ate ler o "Mentira". Imagina se voce come 2 Big Macs!

A senha do meu blog chegou ate voce? O imbecil de ontem ficou despirocado e comecou a me mandar 348343 mensagens entao meti senha no blog.

Anônimo disse...

eu também estou loca que ela venha de uma vez... é minha estação preferida.
Li a morte de sua câmara e fiquei com a respiração presa até o meio mais ou menos!
Inté.