terça-feira, julho 29, 2025

Na Academia

Em fevereiro passado, completei seis anos consecutivos de atividades físicas regulares, e agora no início de agosto alcancei a mesma marca frequentando a mesma academia. Regular e religiosamente.

 

Mais ou menos.

 

Exclua-se dessa conta os períodos em que estive afastado por questões médicas, e aí me refiro a traumas e cirurgias. Nada muito grave, no final das contas, e que não motivou grandes afastamentos, devo dizer. Nesse período, cheguei a praticar atividades físicas sete dias por semana. Saía de casa às seis e meia da manhã para isso, de segunda à sexta. Não consigo mais, por diversas razões.

 

Ontem, ao chegar na academia, abaixo de vento e chuva, a instrutora responsável pelos meus treinos me disse que tinha uma boa e uma má notícia, e perguntou qual eu queria ouvir primeiro. Respondi que tanto fazia, estava pronto para o que desse e viesse. Me disse que a boa era que era segunda-feira e a “má notícia” é que era hora de treino novo.

 

Disse que tudo bem, mas lembrei a ela a minha máxima sobre treinos de força: sempre os vi como uma ‘carta de intenções’, um desejo. Um norte, que se um dia conseguir chegar lá, ótimo. E fui fazer meu treino.

 

Quando estava fazendo um determinado exercício, um outro instrutor – cheio de boa vontade – veio me orientar, e perguntou a razão de eu fazer o tal exercício da forma que estava fazendo. Perguntou se eu tinha algum problema na coluna. Respondi que não mais, depois da cirurgia...

 

Após uns minutos, a minha instrutora veio falar comigo, e disse que não sabia disso, e me perguntou por que eu não havia comentado. Lembrei que havia comentado com um instrutor anterior, mas que estava tudo bem, eu adaptava o treino pensando nas minhas “limitações”. Como assim, ela perguntou.

 

Disse que já tinha feito artroscocopia em ambos os joelhos, tinha tido hérnia de disco cervical e outra lombar que foi operada, tinha quebrado o braço e feito cirurgia para colocar um placa, e atualmente já vinha há alguns meses com dor no ombro esquerdo com Rx normal e tinha alguns cuidados.

 

Quase me encaminhou para hidroginástica...

 

Até.