quinta-feira, julho 24, 2025

Pensamento Mágico

Perdemos.

 

E agora não tem mais volta, já há um bom tempo ultrapassamos o ponto de onde não há mais retorno. Temos, então, de viver com as consequências de nossas omissões, principalmente.

 

Os antivacinas, os pseudocientistas, os ortomoleculares, os adeptos dos tratamentos alternativos sem evidências científicas, prescritores de soroterapias, de enemas de café e de ozônio, de infusões de vitaminas que apenas colorem a urina, os que cobram caro por atendimentos cujo pagamento deve ser feito muito antes da consulta, os que pedem exames sem nenhuma indicação, os famosos de redes sociais e suas dancinhas, os que prometem milagres sem terem como entregar, não ser a mágica de tirar dinheiro fácil dos incautos. Eles venceram, e o sinal está fechado para nós, que somos sérios.

 

Parece uma queixa de alguém magoado, ressentido?

 

Não é, afirmo peremptoriamente.

 

É uma constatação de alguém que muitas vezes, quase que diariamente, passa boa parte do tempo de consulta tentando desfazer falsas crenças sobre saúde e tratamentos. Cansa fazer isso? Algumas vezes, sim. Só que não há o que fazer, a não ser seguir.

 

Sou de uma geração anterior às redes sociais, quando já lutávamos contra os mitos que eram disseminados no boca a boca, em progressão aritmética. Hoje, com os Tik Toks e Instagrams da vida, uma bobagem dita, mas editada e com uma dancinha, atinge milhares, se não milhões de pessoas. É assim, e não podemos fazer nada, paciência (percebi que peço muito, que preciso de muita paciência...).

 

As pessoas querem se iludir, querem soluções mágicas e simples. A vida não é assim, lamento. O jeito é seguir fazendo o meu trabalho diário, procurando orientar e tratar bem as pessoas.

 

Até.