domingo, julho 14, 2024

A Sopa

Utopia.


“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” – Fernando Birri, citado por Eduardo Galeano in ‘Las palabras andantes?’ de Eduardo Galeano. publicado por Siglo XXI, 1994.

 

Ouvi essa citação algumas vezes nos últimos dias, por pessoas diferentes ou pela mesma pessoa, não sei bem, mas ela é certeira. É mais uma versão do significado do sentido da vida. O destino não é e nem nunca foi o mais importante. O que vale é o caminho, e com quem andamos, claro. E as histórias vividas e depois contadas, e fecho o círculo na minha versão de sentido da vida, as histórias para contar.

 

Tenho pensado muito na vida nos últimos tempos, em seus variados e diferentes aspectos. Desde o “quem sou e para onde vou” até o “qual o sentido disso tudo, afinal”. E essas reflexões reafirmam – para mim, para mim – aquilo que está no início desse texto: que o que importa é, além do caminho que percorremos, com quem estamos caminhando.

 

As pessoas que fazem parte de nossa vida.

 

E não falo unicamente naquelas que convivem conosco no dia a dia, que fazem parte da nossa rotina de todos os dias, aquelas a quem somos de certa forma obrigados pelas circunstâncias a lidar, para o bem o para o mal. Existem algumas que, por tóxicas, não gostaríamos, mas não temos como evitar esse convívio, então vamos aprendendo a lidar com elas e evitar que drenem nossa energia, nosso bom astral.

 

Mas falava de utopia, palavra de origem grega que significa ‘lugar que não existe’, mas também sistema ou plano que parece irrealizável, fantasia, devaneio, ilusão, sonho. Acho fundamental a vida que se vive com sonhos e devaneios, mas também aquela com objetivos e planos concretos, com etapas a serem vencidas e caminhos a serem percorridos. É um balanço entre essas duas existências o que torna, no final das contas, a nossa vida completa.

 

E seguir andando, sempre.

Até. 

Nenhum comentário: