segunda-feira, abril 11, 2005

O Nariz

(Mais um texto antigo, enquanto me ocupo de respirar um pouco do ar da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul).

Todo mundo tem nariz, isso é óbvio. Excluindo-se – certamente – aqueles que tiveram o seu retirado (ou que tenha caído) por alguma razão. Razões para se extirpar um nariz, não deve haver muitas fora do âmbito médico. Não consigo imaginar nenhuma, aliás. Quanto a modificá-lo, bom, aí é outra história.

O importante, no caso, é que o nariz – mesmo o da Julia Roberts – é uma estrutura feia. Isole o nariz do conjunto do corpo e teremos uma estrutura formada de osso e cartilagem que forma dois orifícios com pêlos que podem até avançar para fora de sua cavidade e formar um quadro repugnante. Deixemos de lado as funções do nariz (filtrar, aquecer e umidificar o ar) e, olhando só pela estética, é um desastre. Certo, você pode argumentar que no conjunto de um corpo ele fica bem, que ele joga pelo time, etc, e eu posso até concordar com esse argumento. Só que sou obrigado a questionar: e a celulite?

O que a celulite tem a ver com o nariz? Distância, no máximo, mas digo que a celulite é uma injustiçada. Todo mundo tem celulite, assim como tem nariz. Ela é parte integrante do corpo humano, mas ninguém (nesse caso ninguém significa todas as mulheres do mundo) aceita este fato naturalmente. Escondem o fato, dizem que foi a coca-cola, compras cremes para eliminá-las, etc. Já viu alguém comprar creme para eliminar o nariz? Claro que não.

E a imprensa colabora com isso, especificamente as revistas masculinas. Já viu uma celulite na Playboy? Não, com certeza. Tudo modificado por computador, o que todos sabem. As modelos? Nunca aparecem tão perto para que possamos conferir. Vivemos uma grande farsa. Lutamos contra algo que todos têm, que é da natureza. Qual Don Quixotes delirantes, lutamos contra moinhos de vento, sem saber que, pelas nossas barrigas, estamos mais para Sanchos Panças.

Voltemos nossas energias para outra causa, como a criação de espaços cercados e protegidos para que as baleias que circulam nas areias dos litorais do mundo possam ficar sem causar danos ao visual do ambiente marinho.

2 comentários:

Ana disse...

ADORO VOCE! rsrs

Luly :) disse...

Hahahahha... gostei dessa! Campanha pró-celulite!;o)

Bjo