quarta-feira, novembro 30, 2005

Auto-ajuda(?)

Estava pensando nesse livros de auto-ajuda que falam sobre relacionamentos.

São todos uma farsa.

Certo, eu sei que vocês já sabiam disso, esses livros de auto-ajuda são quase todos caça-níqueis, cuja principal ajuda que proporcionam é ao bolso do autor. Sei de tudo isso, sim, mas a minha argumentação é bem mais específica hoje, bem mais direta.

Que as pessoas queiram pagar para ouvir o óbvio, tudo bem, cada um faz o que bem quiser com o seu próprio dinheiro. Mas acreditar que exista alguém que seja “especialista em relacionamentos” é o mesmo que acreditar, deixa eu ver, em duendes. Ou fadas. Fantasia, nada mais.

Ninguém é especialista em relacionamentos. Quem diz que é está mentindo. Ou realmente acredita que se possa ser especialista nisso, o que – a crença - é muito pior. Dar conselhos sobre isso, então, é um crime.

O que é diferente de, por exemplo, estar com problemas e ir conversar com um amigo, que te conhece há muitos anos, muitas vezes vê características (qualidades e defeitos) que nem sabia que tinhas, conhece tua história pessoal. Esse sim tem condições de opinar sobre o assunto, não um colunista de jornal para quem mandas uma carta e assina com um pseudônimo ridículo, e nem vai ser num livro que vai encontrar a solução.

E mesmo aquilo que um amigo que te conhece há anos te diz pode estar errado. Lembro de uma vez, há muitos anos mesmo, que eu e um grande amigos sentamos para conversar sobre a vida. Aquela época eu tinha saído de um relacionamento e estava sozinho. Depois de horas conversando, “chegamos” juntos à conclusão de que eu ainda gostava dela, e que deveria tentar de novo… Não deu certo, óbvio, até porque não tinha nada a ver…

Insisto, então, no ponto principal: ninguém – NINGUÉM – é especialista em relacionamentos. Em geral, a experiência que temos é uma série de relacionamentos fracassados até que um dia “nos encontramos” na vida. Foi a experiência que nos auxiliou? Foram os erros do passado que foram corrigidos, e dessa última vez fizemos certo?

Naaah…

Funcionou, simplesmente. Não quer dizer que daria certo com outra pessoa ou em outra época. Não existe uma receita de como fazer para dar certo. Cada situação é única e irrepetível. O que funciona/funcionou para mim não vai necessariamente funcionar para outra pessoa, ou mesmo talvez não funcionasse comigo em outro momento.

Somos – ou deveríamos ser – especialistas nas nossas vidas.

Até.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hmmm.... desse jeito vc vai ferir os sentimentos do seu amigo "Ombro Amigo"... que aliás, faz tempo que não aparece por aqui... ;o)

Bjocas