sexta-feira, novembro 18, 2005

A Primeira

Quando saí do hospital, estava nevando.

Ainda timidamente, sim, mas definitivamente neve. Não vai durar muito, nem vai ser muita. Mas é o aviso claro e límpido: o inverno está ali, pertinho, não adianta tentar negar.

Vim direto para casa pensando na vida, na passagem do tempo, que foi rápido o verão e o inverno vai se arrastar por aquilo que vai parecer uma eternidade. Paciência, é a vida.

Tinha até pensado em pegar a máquina fotográfica e tirar fotos da primeira neve aqui no High Park. Mas, ao chegar em casa, protegido pelo aquecimento, só de meias, as botas junto à porta, desisti. Fui até a janela e, usando o zoom, tirei algumas fotos daqui de cima. Depois, fiquei olhando pela janela o cair da noite, em silêncio, o chimarrão, eu e a música que vem do Pampa.

Milonga de Sete Cidades (a Estética do Frio)

(Vitor Ramil)

Fiz a milonga em sete cidades
Rigor, Profundidade, Clareza
Em Concisão, Pureza, Leveza
E Melancolia

Milonga é feita solta no tempo
Jamais milonga solta no espaço
Sete cidades frias são sua morada

Em Clareza
O pampa infinito e exato me fez andar
Em Rigor eu me entreguei
Aos caminhos mais sutis
Em Profundidade
A minha alma eu encontrei
E me vi em mim

Fiz a milonga em sete cidades
Rigor, Profundidade, Clareza
Em Concisão, Pureza, Leveza
E Melancolia

A voz de um milongueiro não morre
Não vai embora em nuvem que passa
Sete cidades frias são sua morada

Concisão tem pátios pequenos
Onde o universo eu vi
Em Pureza fui sonhar
Em Leveza o céu se abriu
Em Melancolia
A minha alma me sorriu
E eu me vi feliz


Até.

Nenhum comentário: